Todos os anos a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) seccional em entrega novas carteiras aos recém-advogados no Estado. Com o diploma em mãos e a tão sonhada identidade de advogado, o profissional se vê tendo um novo desafio: o de se firmar na carreira. Com a licença em mãos, o próximo passo é começar a advogar.

No Dia do Advogado, comemorado nesta quinta-feira (11), advogada e presidente da Comissão dos Novos Advogados da diz que colher os frutos da reputação exige um bom empenho dos novos profissionais. Segundo quadro da OAB Nacional, em Mato Grosso do Sul existem 16.849 advogados, 170 estagiários na área e 1.268 suplementares.

A Dra. Karina Koschinski conversou com o Midiamax e comenta que, assim como em todas as profissões, há dificuldades inerentes no começo, mas que é necessário esforço para ganhar espaço no mercado de trabalho. Por isso, o papel da Comissão da Jovem Advocacia, que elabora projetos que ensinam os jovens advogados a driblar os percalços naturais de todo começo na profissão.

“É necessário uma disposição a mais para se destacar na advocacia, haja vista que na faculdade não nos ensinam como ser advogado, mas tão somente a técnica jurídica”, pontua.

Carreira dos jovens advogados

Muitos jovens que terminam o ensino médio têm a visão de que apenas o concurso público ‘é a salvação' para a vida adulta e, por isso, apostam no curso de no ensino superior. Quando se formam, atuam na área enquanto a tão sonhada vaga não surge. Conforme Koschinski, a questão na advocacia é que certamente exige tanto empenho ou mais que para estudar para concurso, por exemplo.

“Alguns jovens acabam achando que é mais fácil e fazem da advocacia uma atividade temporária enquanto não encontram uma posição que consideram ‘melhor'”, disse.

E quanto ganham? Um ‘bom salário' para o recém-formado é um sonho, mas como a especialista disse anteriormente, tudo leva o seu tempo e depende do seu empenho. Na advocacia não é diferente.

“Sobre remuneração e clientela depende muito de cada realidade. Importante salientar que a advocacia é uma profissão densa e de longo prazo. Os frutos da sua reputação não são necessariamente imediatos, porém com um bom trabalho é possível alcançar um conforto ao longo do tempo”, explica.

Por fim, Dra. Karina ressalta que a advocacia é indispensável à administração da justiça e é uma profissão que pode mudar vidas. “Por isso incentivamos a capacitação constante dos jovens advogados e uma atuação pautada na ética e humanidade”, finaliza.