Dia de São Cosme e Damião agita comércio de doces e faz Umbanda agradecer por curas
Data religiosa movimenta o comércio de doces em Campo Grande, escolas e devotos por todo o Estado
Ranziel Oliveira –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O dia de São Cosme e Damião é tradicionalmente celebrado nesta terça-feira (27), mas você já se perguntou qual o significado desta data e o quanto ela influencia no comércio de Campo Grande? O Jornal Midiamax foi até as ruas da cidade para sentir o impacto nas vendas e conversou com representantes de um centro de umbanda para entender sobre a espiritualidade da data para a religião.
Para o gerente de uma loja de doces na 7 de setembro, Heitor Silva, de 31 anos, a procura já foi notada. “A procura por doces aumentou em 30%, e acredito que ainda vai aumentar e muito. As pessoas compram antes para não faltar, é uma data boa para o pessoal dos doces”, disse ele.
Na sua loja, os produtos mais procurados são a pipoca doce, maria mole, suspiro, jujuba e balas. “Eles procuram algo mais barato e que faça mais volume. Geralmente eles compram para doação, ou porque fez alguma promessa”, disse ele.
“Hoje uma mulher comprou mais de R$ 1 mil em doces, todo ano ela faz pacotes para entregar em comunidades carentes”, explicou.
Na rua Dom Aquino, o gerente de uma casa de doces, Wiliam do Vale, de 55 anos, até reforçou o estoque para a data. “A média de estoque da pipoca doce é de 250 fardos, agora estamos com 2.500 fardos”, detalhou.
A expectativa é que o movimento no caixa do mês aumente significativamente. “Aumenta em 20% o faturamento no mês. O ano passado já deu um fluxo bom quando estava liberando, mas esse ano o pessoal está mais animado. O fluxo está maior e o pessoal está mais empenhando em doar, está disposto a gastar”, explicou.
A procura na loja vem de diversos municípios do Mato Grosso do Sul por diversos motivos. “Quem passou por momentos trágicos [na pandemia] está se sentindo melhor para poder doar de alguma forma. Vem representantes de escola, professores, pais e pessoas do interior: Maracaju, e Corumbá que é muito forte. Muitas vezes são promessas antigas de família que o pai fez e o filho continuou”, explicou.
Significado do São Cosme e Damião na Umbanda
No TUCMV (Terreiro de Umbanda Cacique Mata Virgem), localizado no Jardim Montevidéu, três gerações da mesma família – Avó, mãe e filha – conversaram com o Jornal Midiamax sobre a data. A sacerdotisa Elva Marina Capli, de 73 anos, contou um pouco sobre o significado da data. “A espiritualidade é sobrenatural e inexplicável. São Cosme e Damião auxiliavam os farmacêuticos e médicos na cura de doenças em crianças. Os doces são oferecidos como agradecimento pela cura”, explicou.
Também sacerdotisa do terreiro, Eliane Marina da Silva, de 51 anos, traçou um paralelo sobre o significado dos doces para a religião nos dias atuais. “Os ‘cosme’ quando se manifestam vêm como criança, e para agradar à gente da bala, guaraná, pirulito. Por isso, se tornou uma tradição, toda festa de São Cosme e Damião tem que ter o doce, o bolo deles para distribuirmos para as crianças. É um símbolo para comemoração do dia deles, a Igreja Católica celebra no dia 26 de setembro e a Umbanda no dia 27”, detalhou.
Elva Marina Capli também explicou sobre a ligação da comemoração em relação ao catolicismo. “A umbanda veio do catolicismo, a gente tem Deus e Jesus na frente. Tanto que nós cultuamos a Maria e Cristo. Ele na frente e os mensageiros atrás. Praticamente todos os santos da igreja católica têm na umbanda”, detalhou.
Lidando com o preconceito e abrindo as portas para outras religiões
A sacerdotisa também explicou como lidar com a relação de preconceito, e os fundamentos da religião. “Fala que a gente é do ‘demo’ e criticam a nossa religião. Mas para nós o caminho é um só, é o caminho de Deus. Não tem problema se um irmão quiser ir à católica”, disse Elva Marina Capli.
Eliane Marina da Silva ressalta que a celebração é portas abertas para qualquer religião. “Nós comemoramos a data para fazer uma homenagem a São Cosme e Damião, uma forma de agradecimento pelas bênçãos recebidas durante o ano. Abrimos as portas, todos são bem vindos independentemente da religião. A umbanda representa amor, caridade e humildade, não temos porque desfazer de outras pessoas que são de outras religiões, se ele vem de coração aberto para receber um doce, nós vamos estar aqui. Que ele seja abençoado e que cada vez mais tenha mais prosperidade e saúde no seu lar”, explanou.
A participação de pessoas de fora é notória nas doações. Caso os doces sobrem, o Terreiro de Umbanda se prontifica a ajudar comunidades carentes. “Muitas pessoas procuram e falam: Eu não participo e não sou da umbanda, mas eu pedi uma graça e ele me antedeu, posso ofertar um doce? Sim, às vezes eles trazem e não participam da festa, mas deixam em forma de agradecimento. Eles sabem que a gente vai distribuir para as crianças. No outro dia, a gente reúne alguns filhos do terreiro, e levamos os doces que sobraram para comunidades carentes. O fato de você ir e entregar um bolo ou um doce para uma criança e receber um sorriso, não existe gratificação melhor”, disse ele.
Anny Karoline Capli da Silva, de 27 anos, cresceu no terreiro e acompanhou as celebrações ao longo de todos os anos, que para ela, têm um significado especial. “Eles são uma entidade de luz que se manifestam como crianças. Não é tanto pelo doce, mas pela alegria que tem o dia. As crianças se divertem e brincam com os ‘cosme’. Você acorda animado e já fica na expectativa de estar aqui junto com eles, porque a energia deles é diferente”, disse ela.
No Terreiro de Umbanda Cacique Mata Virgem, a comemoração foi realizada no sábado (24).
Notícias mais lidas agora
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Dupla que roubou comércios em Campo Grande e esfaqueou dono de mercearia é presa em frente a delegacia
- Após operação policial, bares da 14 cancelam shows musicais em ação de repúdio
- Motorista fura sinal vermelho, bate em carro e acaba derrubando poste em Campo Grande
Últimas Notícias
Homem é baleado e criança atingida por tiro no pé no Jardim das Hortências
Homem estava com a criança no colo, momento em que foi atingido por um tiro
Diretor de penitenciária na fronteira sofre atentado a tiros
Atentado a tiros durante a noite desta sexta-feira (06)
Brasil retira compras do SUS de acordo Mercosul-UE
Governo brasileiro não poderá comprar de outros países bens destinados ao SUS
Jacques da Luz tem dois jogos das semifinais do Estadual Feminino neste sábado
Trata-se da segunda partida das semifinais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.