Desafio Estadual das Merendeiras tem profissionais de 21 municípios de MS
De acordo com o portal da Prefeitura de Corumbá, mais de 500 merendeiras foram inscritas pelas prefeituras municipais para competirem no evento
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O 1º Desafio Estadual das Merendeiras conta com a participação de profissionais de 21 municípios de Mato Grosso do Sul. De acordo com o portal da Prefeitura de Corumbá, mais de 500 merendeiras foram inscritas pelas prefeituras municipais para competirem no evento promovido pelo Sebrae e seu programa Cidade Empreendedora.
O desafio busca valorizar o talento e a criatividade das merendeiras em seu trabalho diário de preparo das refeições dos estudantes nas escolas municipais, bem com promover a adoção de receitas mais saudáveis com uso de produtos da agricultura familiar. A disputa será dividida em duas etapas: uma municipal e outra estadual.
A primeira etapa inicia este mês e será realizada em cada município inscrito: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.
Conforme informações divulgadas pelo analista técnico do Sebrae/MS e coordenador de Compras Públicas, Marcus Rodrigo de Faria nesta primeira fase municipal, as participantes inscritas de cada cidade disputam entre si. Todas as profissionais passam por uma oficina preparatória ministrada por um chef de cozinha e recebem capacitação acerca de técnicas de manipulação e preparação de alimentos. Após a oficina, cada uma prepara uma receita e assim, serão selecionadas as 5 melhores. As 5 melhores passarão por outra seleção para que o comitê julgador possa elencar as três melhores.
Acerca disso, Marcus Rodrigo ainda complementa que as receitas devem ser preparadas com alimentos saudáveis. “Para a criação das receitas, não será permitido o uso de alimentos ultraprocessados, as participantes terão que utilizar a carne bovina ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens da agricultura familiar previstos no edital. Os critérios foram adotados pois queremos incentivar os municípios a adquirirem os itens dos produtores locais, uma exigência prevista pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de estimular a criação de cardápios mais saudáveis a partir de hortaliças, leguminosas e frutas”, destaca.
A segunda fase do desafio é estadual e convoca as ganhadoras da fase municipal para competirem entre si. A competição será realizada em Campo Grande de forma presencial, e irá bonificar as merendeiras que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar. A competição final ocorrerá ainda neste ano, em data a ser definida pela organização.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.