A Defesa Civil Nacional realizou, nesta quarta-feira (17), uma reunião com agências da Sinpdec (Sistema Nacional de e Defesa Civil) para traçar ações de enfrentamento ao alerta de temporal intenso e frente fria em , e nas regiões sul do Brasil. A previsão é de geada, principalmente nas cidades do sul do Estado, com mínima de 10°C.

A previsão do (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê queda acentuada nas temperaturas, chuvas intensas e rajadas de vento, condições causadas pela passagem da frente fria, desde a quarta-feira (16).

A ação integrada, alinhada em reunião online, conectou todos os agentes federais que compõem o Sistema Federal aos estados, para atuarem na fase de preparação dos municípios para a chegada da onda de frio, protegendo a população dos efeitos dos desastres. Faz parte do plano de contingência ações de cuidado com moradores mais vulneráveis, especialmente idosos, pessoas em situação de rua e crianças.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de MS, Fabio Santos Catarinelli, as orientações recebidas direcionaram para manter os municípios informados sobre os avisos meteorológicos que já estão sendo atualizados pelo Inmet. “Com base nessas informações enviamos os alertas e temos feito o acompanhamento das ações junto aos municípios”, explicou.

defesa civil
Equipe da Defesa Civil Nacional (Foto: Divulgação)

Onda de frio

Na quinta-feira (18), a frente fria avança e deve atingir outros municípios do Estado, além do Paraná, , Minas Gerais e Goiás. A previsão indica queda de temperatura, entre 8°C e 12°C, e baixa sensação térmica nesses estados. Na madrugada de sexta-feira (19), ao longo do dia devem ocorrer geadas em boa parte do Rio Grande do Sul, no sul de Mato Grosso do Sul e no centro e oeste catarinense e paranaense.

No sábado (20), a previsão é de geada no sul, sudoeste e em áreas isoladas do centro de Mato Grosso do Sul, na divisa de São Paulo com o Paraná e no Sul do Brasil, de intensidade moderada a forte entre o norte do Rio Grande do Sul, centro-sul do Paraná e Serra do Sudeste (RS). O frio também deverá chegar ao sul de Goiás e de Minas Gerais e ao Rio de Janeiro.

No domingo (21), a frente fria começa a perder força, mas parte do Sul do Brasil ainda continua com previsão de geadas.