Pular para o conteúdo
Cotidiano

De líder a 12º colocado, entenda como Mato Grosso do Sul caiu no ranking de vacinação

Flávio Brito e Geraldo Resende, atual e ex-secretários da SES, falam de alternativas para voltar a alavancar a vacinação em MS
Thalya Godoy -
Vacinação contra a Covid-19 está disponível em diversos locais de Campo Grande (Agência Brasil)

saiu de líder nacional de vacinação contra a Covid-19 nos primeiros meses de liberação dos imunizantes para a 12ª posição atualmente. No início de 2021, o Estado protagonizava na aplicação das primeiras e segundas doses, enquanto hoje possui dificuldade para a vacinação das doses de reforço.

De acordo com o vacinômetro do governo estadual, 88,78% dos sul-mato-grossenses receberam a primeira dose, enquanto 78,64% a segunda imunização. Até 6 de dezembro, foram aplicadas 5,82 milhões de vacinas em Mato Grosso do Sul.

Segundo o ex-secretário estadual de saúde que esteve à frente da pasta do início da pandemia até agosto deste ano, , fatores como engajamento de prefeituras e governo aliados a uma comunicação assertiva sobre a ciência ajudaram a alavancar a vacinação no Estado. 

“Não podemos negar também o impacto das mortes que existiam à época”, exemplifica Geraldo, que também é médico.

Para ele, a sensação de proteção das pessoas e consequente relaxamento das medidas coletivas de proteção reduziram a busca pela vacinação. “Um fator importante também foi a revogação do decreto de emergência, o que transmite a comunicação de falso encerramento da condição epidêmica”, afirma o ex-secretário de saúde. 

Em 23 de maio deste ano, foi publicado o decreto que revogou a situação de Emergência de Saúde Pública em Mato Grosso do Sul. O status iniciou em 2020 devido à pandemia.

Para o atual secretário de saúde de Mato Grosso do Sul, Flávio Britto, a desaceleração da vacinação não é exclusiva do Estado e se repete em todo país. 

“Este fenômeno de vacinação não acontece somente quanto a vacinação contra a Covid-19, mas todos os demais imunizantes, um exemplo, é com a vacina da poliomielite também não foi diferente”, exemplifica o titular da SES. 

Na reta final da campanha de vacinação contra a poliomielite em deste ano, por exemplo, o índice de vacinação na faixa etária de 1 a 4 anos estava abaixo de 30%, enquanto a meta estabelecida pelo é de 95%.

“É preciso que a população procure uma unidade de saúde e tome principalmente as doses de reforço”, acrescenta Flávio sobre as vacinas de Covid-19.

Em Mato Grosso do Sul, a primeira dose está liberada para crianças de seis meses a dois anos de idade, enquanto a segunda dose de reforço está permitida para pessoas de 35 anos ou mais. Já em Campo Grande, pessoas com 18 anos ou mais podem receber a quarta dose. 

Locais de vacinação em Campo Grande. (Fonte: Sesau)

Segundo o titular da SES, o governo estadual pretende lançar uma campanha completa com o objetivo de focar na vacinação contra a Covid-19, enquanto monitora o comportamento no Estado. “Contamos com o apoio dos municípios para nos ajudar neste enfrentamento”, ele esclarece.

Perguntado sobre medidas que poderiam impulsionar novamente a vacinação em Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende reforça a comunicação baseada na ciência de forma didática para que a população compreenda que as atuais vacinas protegem contra hospitalização e óbitos mesmo frente às novas variantes.

“Um posicionamento do Governo Federal, do PNI [Programa Nacional de Imunizações], auxiliaria muito os estados e municípios na direcionalidade da completude da vacina do reforço imediatamente”, ele explica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
GRACYANNE PABLO MARÇAL BATIZADA

VÍDEO: Gracyanne Barbosa encara fila de madrugada para ser batizada por Pablo Marçal

Motorista morre após Hilux ficar destruída em acidente com caminhão na MS-112

Patriota e PTB lídio

Sem partido, Lídio Lopes deve definir legenda apenas em 2026

capela onde carlo acutis fez milagre

Capela onde Carlo Acutis fez milagre em Campo Grande define evento após decisão de papa Leão

Notícias mais lidas agora

Entenda: delação que derrubou corrupção em Sidrolândia está 'congelada'

cpi joão resende frota velha

João Resende segue na diretoria e confirma: frota velha do Consórcio não será trocada

Menina de 6 anos ferida em acidente na BR-262 teve perna amputada: ‘lutando pela vida’

alems dnit

Acidente que matou dois na BR-262 aconteceu por falta de fiscalização do Dnit, denuncia deputado

Últimas Notícias

Política

Decisão barra cassação de vereador envolvido em acidente de trânsito em Ribas do Rio Pardo

Pedido de cassação, agora suspenso, foi registrado por suplente do vereador

Brasil

Jornalista faz novos ataques homofóbicos após ser solta

Novos ataques aconteceram dentro de um edifício no centro de São Paulo

Cotidiano

Vai viajar nesta terça-feira? Confira os pontos de interdição na BR-163

Trechos estão interditados em 18 pontos da rodovia em Mato Grosso do Sul

Brasil

Defesa de ex-assessor de Bolsonaro leva ao STF conversas em rede social atribuídas a Mauro Cid

Advogado pede anulação de acordo de delação premiada