Os católicos amanheceram na igreja neste domingo, para a liturgia do Domingo de Ramos, em . Desde as 5h30 da manhã, muitos compareceram nas paróquias e seguiram à risca a procissão e a missa, sendo esta a abertura oficial dos eventos de , com 7 dias de para os fiéis. 

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

No caso da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, na avenida Manoel Ferreira, bairro Santo Antônio, a semana começa com “O Canto da Paixão do Senhor”, às 19h. Nesta terça-feira (12) está programado o “Ofício da Agonia de Jesus”, também no mesmo horário. Na quarta-feira (13), ainda às 19h, é dia do Sermão das 7 Palavras. 

Já na quinta-feira (14) é o dia de uma das celebrações consideradas mais bonitas, a Missa da Ceia do Senhor, com o Rito de Lava-pés, no início da noite. Na sexta-feira Santa (15), às 15h, será o início da Celebração da Paixão do Senhor. No sábado (16), teremos a Vigília Pascal, às 19h. Já no domingo de (17), será o dia de missas das 6h30 até as 19h.

Paróquia São João Bosco

A Paróquia São João Bosco, localizada na rua Paraíba, Vila Gomes, também está com extensa programação nos próximos 7 dias. De segunda até a próxima quarta-feira (14), ocorre a caminhada penitencial, com celebração eucarística. Em seguida, o tríduo Pascal começa na quinta-feira Santa (14) a missa dos Santos Óleos, às 9h, além da celebração do lava-pés, às 19h, com transmissão pelo YouTube e vigília até as 22h. 

Na sexta-feira Santa (15), a vigília ocorrerá das 7h às 12h. Após 3 horas, será o início da Novena da Divina Misericórdia e encenação da paixão e morte de Jesus. No sábado Santo (16), a vigília pascal começa às 19h. No domingo (17), as missas iniciam às 8h e terminam às 19h. 

Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado na avenida Afonso Pena, bairro Amambai, em Campo Grande, também está com extensa programação. Na segunda-feira (11), terá a celebração das sete dores de Virgem Maria e Santa Missa, às 19h. No dia seguinte, ocorrerá a missa com Ritos Penitenciais, às 19h. 

Fiéis durante a missa na Perpétuo Socorro na manhã deste domingo (10) (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Na quarta-feira, as missas ocorrerão às 6h, 12h e 21h. Desde o início, ocorrerá confissão e novena, até as 23h. Na quinta-feira Santa (14), ocorrerá a Santa Missa da Ceia do Senhor, às 19h, além da Adoração ao Santíssimo Sacramento, das 21h às 23h. Na sexta, ocorrerá também a Adoração ao Santíssimo Sacramento, porém, das 7h às 15h. 

Em seguida, será o momento da Celebração da Paixão do Senhor às 15h, com a veneração do Cristo morto às 16h30 e a Via Sacra Processional e Canto do Perdão, às 19h. No Sábado Santo terá a Santa Missa da Vigília da Páscoa na Ressurreição do Senhor, às 19h.

Por último, no domingo de Páscoa ocorrerá a Santa Missa das 7h, 10h, 16h, 18h e 20h, com bênção apostólica às 10h e Cantata de Páscoa, às 19h. 

Encenação da Via Sacra, em paróquia de Campo Grande. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax