Curso forma novos barbeiros e cabeleireiros e profissionais recebem certificados no Indubrasil

As aulas teóricas e práticas foram realizadas no Indubrasil e na Praça Ary Coelho

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação

Os 14 alunos do Curso de Barbeiro e Cabeleireiro do Projeto Mãos do Bem receberam, nesta segunda-feira (12), o certificado para atuarem como profissionais. As aulas teóricas e práticas foram realizadas no Indubrasil e na Praça Ary Coelho, local onde foi realizada a cerimônia de formatura. A ação faz parte do calendário alusivo dos 123 anos da Capital. A Banda da Guarda Civil Metropolitana animou. 

“Quero parabenizar os alunos deste curso. Se soubermos aproveitar as oportunidades, elas podem transformar as nossas vidas. Parabéns a todos que persistiram e concluíram essa nova qualificação. Tenho certeza de que vocês irão obter muito sucesso com a nova profissão. Que vocês inspirem outras pessoas a fazer o mesmo, na busca de novos caminhos na vida profissional e geração de renda”, falou a prefeita, Adriane Lopes (Patriota).

A iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, já qualificou 2 mil pessoas e beneficiou outras 5 mil nos últimos cinco anos, com corte de cabelo gratuito nas sete regiões e nos dois distritos da cidade.

“É um privilégio ter mais uma turma sendo capacitada dentro dessa gestão. Nos últimos cinco anos foram capacitadas 62 turmas no curso de Barbeiro e Cabeleireiro. Através desse trabalho nós conseguimos trazer autoestima para as pessoas. É uma profissão que exige empatia pois no atendimento é comum as pessoas falarem da vida delas, muitas vezes é ali um momento de desabafo para muitas, então é preciso que o profissional tenha esse perfil. Isso é muito gratificante”, pontuou o professor do curso, Marcos Rogério.

Em nome da turma, Davi Ferreira dos Santos, morador do Indubrasil, falou sobre a importância desta iniciativa. “Primeiro quero agradecer à Prefeitura pela oportunidade, ao professor que nos ensinou super bem. Graças a ele aprendi e já estamos cortando cabelo”, comemorou. 

Nancy Duarte ficou sabendo do curso através do site da Guarda Civil Metropolitana, que ajudou a divulgar essa edição. “Estou muito grata pelo aprendizado adquirido e a nova profissão para gerar um dinheiro extra. Futuramente pretendo abrir um salão. Durante os dois meses de curso, tivemos a oportunidade de cortar o cabelo de várias pessoas. Só desse toque no visual eu notei que essas pessoas já saíam daqui melhor”, explicou. 

“Esses participantes saem daqui hoje preparados para o mercado de trabalho. Esse é o objetivo, oferecer ações de profissionalização e capacitação para geração de renda. Esse curso de Barbeiro e Cabeleireiro já aconteceu em todas as regiões da cidade. Isso é inclusão. É levar as políticas públicas para quem precisa”, disse o secretário da Segov, Antônio Cézar Lacerda. 

O curso aconteceu em parceria com a Guarda Civil Metropolitana, que cedeu a Base no Indubrasil, para realização das aulas práticas. O titular da Sesdes, Valério Azambuja disse que a iniciativa fortalece as políticas públicas de inclusão.

Projeto Social Mãos do Bem 

Com mais de 15 anos, o projeto foi iniciado na Cidade de Deus com o objetivo de levar oportunidade por meio dos cursos de qualificação para pessoas acima de 15 anos.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

dengue