Construído há 100 anos, quartel da Afonso Pena é tema de palestra em Campo Grande

Impacto arquitetônico de prédio histórico concebido há 100 anos é tema de palestra no Sesc Cultura
| 10/03/2022
- 18:30
O prédio construído em 1922 atualmente abriga a sede do Sesc Cultura na Capital
O prédio construído em 1922 atualmente abriga a sede do Sesc Cultura na Capital - (Foto: Divulgação/Sesc Cultura)

Como parte da programação do centenário da Semana de Arte Moderna, o realiza no dia 18 de março, às 19h, a palestra “(1922-2022) - Um marco em meio às transformações arquitetônicas e urbanísticas de Campo Grande”, com o arquiteto João Santos. Na ocasião, especialista vai abordar o emblemático quartel da Afonso Pena, construído há 100 anos na Capital.

O prédio foi concebido no ano de 1922, um ano de aspirações modernas, para abrigar a 9ª Região Militar. O prédio em dois pavimentos foi projetado pelos arquitetos e engenheiros da antiga Companhia Construtora de Santos, o ar moderno que pousa em Campo Grande está no fato de ser considerada a “primeira obra de engenharia e arquitetura da cidade em dois andares” (ARRUDA, 2016), um marco para a arquitetura e paisagem da cidade.

Ao comemorar 100 anos em 2022, o “quartel da Afonso Pena” acompanhou as mudanças da cidade, as transformações arquitetônicas e urbanísticas de Campo Grande e abriga a sede do Sesc Cultura – Unidade Melo e Cáceres.

Exposições

Seguem abertas as visitações, de terça a sábado, às exposições Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, O traço, a mancha e a queima, um encontro de potencialidades, com produções dos cursos de artes visuais do Sesc Cultura de 2021 a exposição permanente Os Bugres de Conceiçãocom peças em diferentes formas e tamanhos. 

Biblioteca 

Com amplo acervo de títulos, incluindo materiais em inglês, a biblioteca do Sesc Cultura, em Campo Grande, conta com ferramentas que facilitam a escolha e reserva dos títulos. O catálogo é disponibilizado no site Bibliotecas Sesc, com reservas feitas pelo WhatsApp (67) 3311-4417.

Veja também

A vacina é gratuita e pode ser aplicada em cães e gatos a partir de três meses de idade

Últimas notícias