Começou nesta semana a campanha multivacinação para atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes de até 14 anos de e contra a Poliomielite, para o público de até quatro anos. As duas campanhas devem seguir até o dia 9 de setembro, tendo o marco do “Dia D” em 20 deste mês. As vacinas estão disponíveis nas 72 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões do Município.

Crianças menores de um ano receberão a vacina contra pólio de acordo com o calendário infantil, contudo, aquelas que têm entre 1 e 4 anos deverão ser imunizadas indiscriminadamente com o imunizante via oral, a vacina de gotinha. 

Estas crianças também serão alvo da campanha de atualização de caderneta, que atingirá também adolescentes de até 14 anos. Na multivacinação, todas as doses da rotina da criança e do adolescente, assim como as vacinas da gripe e da , estarão disponíveis. 

Influenza e Covid-19  

As vacinas contra Influenza e Covid-19 continuarão sendo aplicadas em toda a população que se enquadra para receber as doses, não sendo necessário mais realizar intervalo entre imunizantes para nenhum destes dois imunobiológicos. 

Quem tem a partir de três anos de idade poderá receber a primeira dose da vacina da Covid-19, sendo necessário aguardar o intervalo recomendado pelo fabricante para concluir o esquema vacinal. O primeiro reforço pode ser aplicado em toda a população que tenha 12 anos ou mais e já recebeu a segunda dose há pelo menos quatro meses. 

Estão aptos para tomar um segundo reforço quem faz parte de um dos seguintes públicos: pessoas com 35 anos ou mais, trabalhadores da saúde ou pessoas com 18 anos ou mais que tenha algum imunocomprometimento grave. Para todos também é necessário o intervalo de pelo menos quatro meses. Já a vacina da Influenza está disponível para toda a população a partir de seis meses de idade.

Busca ativa

Nesta semana, a (Secretaria Municipal de Saúde) inicia um trabalho de busca ativa nas escolas de educação infantil do Município para vacinar crianças de 3 a 5 anos que ainda não tenham tomado nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso das crianças.