Comércio fica fechado e supermercados abrem no feriado do Dia do Trabalhador

Descumprimento poderá ocasionar multa aos empresários

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Comércio fica fechado no feriado de Dia do Trabalhador
Comércio fica fechado no feriado de Dia do Trabalhador (Foto: Leonardo de França/ Jornal Midiamax)

O comércio de Campo Grande não poderá abrir as portas no feriado de Dia do Trabalhador (1º de maio). De acordo com informações da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), o comércio da Capital deverá ficar fechado, sob pena de aplicação de multas por descumprimento.

No domingo, dia 1º de maio, é comemorado o Dia do Trabalhador. Definido pela Lei Complementar nº 81 de 03.01.2006. A Lei estabelece que é proibida a concessão de licença especial, nos seguintes feriados: Ano Novo; Sexta-feira Santa; 1º de Maio; Finados e Natal.

“Além disso, o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande e o Sindicato dos Empregados no Comércio têm Convenção Coletiva de Trabalho firmada para o período de 2021 a 2023, onde estão estabelecidos os feriados em que é permitida a abertura do comércio em geral. No Dia do Trabalhador a Convenção prevê o fechamento, em conformidade com a determinação da legislação municipal”, explicou por meio de nota o gerente de relações sindicais da Fecomércio MS, Fernando Camilo.

A Fecomércio alerta que nos municípios do interior, é preciso que o empresário confirme junto ao sindicato local, de acordo com as convenções de cada região.

Supermercados

Com relação aos supermercados, o Sindsuper (Sindicato do Comercio Varejista de Gêneros Alimentícios de Campo Grande) comunicou que as empresas do segmento de supermercados estão em fase de negociação coletiva com o sindicato dos empregados, e, em relação ao feriado de Dia do trabalhador (1º de maio), as empresas abrirão suas portas.

Compatilhe

Conteúdos relacionados

upa

Newsletter

Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.