Começa nesta segunda-feira (8), a campanha multivacinação para caderneta de vacina de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), serão duas campanhas abertas para poliomielite, -19 e , até 9 de setembro, com o marco do Dia D nos dias 20 de cada mês.

Vale lembrar que desde 1990 o Brasil não tem registro de poliomielite, tendo o certificado de área livre de circulação do vírus. Anualmente a campanha nacional intensifica a multivacinação para manter a erradicação da doença que provoca paralisia infantil e graves sequelas, podendo até levar a morte da criança. 

Para pólio, crianças de 1 a 4 anos poderão atualizar o calendário com o imunizante via oral, a vacina de gotinha. Já os adolescentes de até 14 anos devem receber a vacina intravenosa. Esse público também poderá atualizar as vacinas contra e Covid-19.

Demais públicos

A vacinação contra Influenza e Covid-19 continuarão sendo aplicadas em toda a população que se enquadra para receber as doses, não sendo necessário mais realizar intervalo entre imunizantes para nenhum destes dois imunobiológicos.

Quem tem a partir de três anos de idade poderá receber a primeira dose da vacina da Covid-19, sendo necessário aguardar o intervalo recomendado pelo fabricante para concluir o esquema vacinal. O primeiro reforço pode ser aplicado em toda a população que tenha 12 anos ou mais e já recebeu a segunda dose há pelo menos quatro meses.

Estão aptos para tomar um segundo reforço quem faz parte de um dos seguintes públicos: pessoas com 35 anos ou mais, trabalhadores da saúde ou pessoas com 18 anos ou mais que tenha algum imunocomprometimento grave. Para todos também é necessário o intervalo de pelo menos quatro meses.

A vacina da gripe está disponível para toda a população a partir de seis meses de idade nas 72 unidades de saúde da Capital.