Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos das queimadas em áreas rurais e urbanas, a Prefeitura de , a 229 km de Campo Grande, lança a campanha “Agosto Sem Cinzas”, na próxima segunda-feira (8). 

De acordo com dados da GMA (Guarda Municipal Ambiental), o município registrou 149 ocorrências somente nos sete primeiros meses deste ano, enquanto a média de atendimentos anuais em 2020 e 2021 foi de 100.

Segundo o coordenador da , Rodrigo Cruz, o número de ocorrências nesta época do ano aumenta e causa uma série de problemas, tanto na área urbana quanto na rural. “Temos diversos casos de queimadas próximas às estradas que comprometem a visibilidade dos motoristas, aumentando a possibilidade de acidentes graves. Mas, além disso, prejudica a fauna, a flora, diminui a fertilidade do solo, além do comprometimento da qualidade do ar”, conta. 

O cenário também explica o aumento de casos de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos. A para quem iniciar queimada em área urbana pode variar entre R$ 80 e R$ 500 mil.

“Dourados tem atendimento da coleta em todo município e esse material deve ser ensacado e colocado para coleta. Mesmo essas queimadas pequenas são proibidas”, explica a diretora ambiental da GMA, Claudia Ortega.

A ação, promovida pela Defesa Civil de Dourados e pela GMA, envolve o Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Guarda Mirim, Grupo Desbravadores Bandeirantes, e Associação dos Bombeiros Civis.