Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com hepatite ‘misteriosa’ sob investigação em Campo Grande, registro de outros tipos teve queda em 2022

Hepatite C é a que mais tem notificação na Capital
Graziela Rezende, Fábio Oruê -
hepatite
(Foto: Agência Brasil)

Enquanto as autoridades em saúde ficam em alerta quanto a um novo tipo de hepatite que assombra o mundo, apresentou queda nos registros de hepatites virais já conhecidas nos primeiros 4 meses de 2022, comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são da (Secretaria Municipal de Saúde).

Conforme a pasta, o número de hepatites B e C registrados no município teve queda de 17%. De janeiro a abril do ano passado, a pasta notificou 23 casos, sendo cinco do tipo B e 18 do C.

Já em 2022, são 19 casos até o momento: nove do tipo B e 10 da C. Não houve notificação de hepatites A-E-D nesses períodos. No total, 2021 teve 81 casos notificados (18 da B, 53 da C e uma dos dois tipos).

Já em relação ao novo tipo de hepatite, conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), os casos em investigação foram registrados em Campo Grande, de paciente de 10 e 14 anos, além de uma apuração em Ponta Porã, na qual o paciente é um rapaz de 16 anos.

Investigação em MS

Ao Jornal Midiamax a coordenadora do Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) da SES, Karine Barbosa, ressaltou que as estão em fase de investigação e que as pessoas devem ficar atentas a alterações no quadro de saúde, não deixando de comunicar o caso para ser enquadrado na definição de caso provável.

“Esta síndrome clínica é caracterizada por hepatite aguda, com enzimas hepáticas acentuadamente elevadas e acompanhadas, ou não, de sintomas gastrointestinais, como vômito, diarreia e febre. Só que o mais característico é a icterícia, que é a coloração amarelada da pele e dos olhos”, afirmou a coordenadora.

“Hepatite misteriosa”

Um novo tipo de hepatite aguda – inflamação do fígado – está atingindo crianças e adolescentes saudáveis ao redor do mundo, o que fez com que a OMS (Organização Mundial da Saúde) emitisse, no dia 23 de abril, um alerta sobre os casos.

Ao menos 14 países registraram casos, que já somam pelo menos 200 atingidos – principalmente no Reino Unido. Conforme a OMS, cerca de 10% dessas crianças precisaram de um transplante de fígado e há o registro de pelo menos uma morte.

Segundo a OMS, “muitos casos manifestaram sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia e vômitos, antes da apresentação com hepatite aguda grave e aumento dos níveis de enzimas hepáticas —aspartato transaminase (AST) ou alanina aminotransaminase (ALT) acima de 500 UI/L— e icterícia (coloração amarelada da pele/olhos)”. A maioria dos casos não apresentou febre.

A OMS já destacou que os casos não têm relação com a vacina da covid-19. Autoridades do também descartaram a vacina contra a covid-19 como uma possível causa, porque nenhuma das crianças britânicas doentes foram vacinadas devido a sua pouca idade.

Orientação para suspeita:

Pais e responsáveis devem estar atentos aos sinais de hepatite e procurar um hospital imediatamente caso estejam em dúvida. As crianças com sintomas de uma infecção gastrointestinal, incluindo vômitos e diarreia, devem ficar em casa e não retornar à escola ou creche até 48 horas após os sintomas terem parado.

Além disso, medidas comuns de higiene, como lavagem completa das mãos ajudam a reduzir a propagação de muitas infecções comuns, incluindo o adenovírus.

Confira os sintomas da hepatite:

  • Urina escura
  • Fezes pálidas ou cinzas
  • Coceira na pele
  • Olhos e pele amarelados (icterícia)
  • Dores musculares e nas articulações
  • Temperatura alta
  • Enjoo e náuseas
  • Cansaço o tempo todo fora do normal
  • Perda de apetite
  • Dor de barriga

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Estrada de acesso ao assentamento Bebedouro, em Nova Alvorada do Sul (PMNAS, Divulgação)

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas Upas e nos CRSs de Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Após um ano, Justiça marca audiência de acusado por homicídio em quitinete

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Está sem ideia do que fazer neste domingo? Confira a programação

Cotidiano

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

Contaminações pelas unhas podem resultar até mesmo em amputações

Cotidiano

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Os próximos voos que partem de Campo Grande operam das 8h às 20h55. Já os voos de chegada operam das 08h15 às 23h

Cotidiano

‘Um dia no Parque’ acontece neste domingo e evento é oportunidade para contato com a natureza

As atividades se concentram em quatro parques estaduais: Matas do Segredo e Prosa, em Campo Grande; Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica; e Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí