Com estoques baixos, Hemosul Centro está aberto até as 17h deste sábado para doação de sangue

Unidade reforça pedido de doação de todos os tipos sanguíneos, principalmente de O- e O+
| 05/02/2022
- 13:47
Imagem ilustrativa
(Foto: Divulgação/Governo do Estado/Hemosul)

O Hemosul Centro, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, em Campo Grande, está aberto para receber doadores neste sábado (5), até as 17h. O apelo continua para doação de todos os tipos sanguíneos, principalmente de O- e O+.

Segundo Marli Vavas, coordenadora geral da Rede Hemosul, houve aumento na demanda e poucas doações no início de 2022. “Um novo ano começou e junto com ele diversos desafios como a volta das cirurgias eletivas somadas à demanda crescida da alta complexidade e casos graves de covid que usam sangue. Ou seja, começamos janeiro com estoques baixos e em déficit”.

Aos sábados o Hemosul trabalha com demanda espontânea, ou seja, basta comparecer na unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. Além dos critérios tradicionais como: ter entre 16 a 69 anos e pesar 55 kg ou mais, é importante ficar atento ao intervalo necessário para quem se vacinou contra a Covid: Coronavac são 48h e para a Astrazeneca, e Janssen intervalo de 7 dias. O Hemosul também reforça que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto doente.

Também é importante ficar atento aos novos requisitos para quem pegou ou teve contato com alguém confirmado da Covid. Pessoas com diagnóstico positivo ou suspeito podem doar depois de 10 dias da completa recuperação da doença; quem testou positivo e não apresentou sintomas da doença, pode doar 10 dias após o teste; quem teve contato com caso positivo, pode doar 7 dias após o último contato; pessoas em isolamento voluntário ou por indicação, podem doar ao final do período.

Desde o início da pandemia, diversas medidas de biossegurança foram adotadas na Rede Hemosul para garantir um ambiente saudável aos doadores, como: álcool gel, uso obrigatório de máscara, limpeza frequente dos ambientes, distanciamento das cadeiras de espera e coleta. A unidade está localizada na Avenida Fernando Correa, nº 1304.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas através do site www.hemosul.ms.gov.br ou mesmo nas do Hemosul: @hemosulms.

Veja também

A PMA (Polícia Militar Ambiental de São Gabriel do Oeste captura serpente em ferro velho...

Últimas notícias