Com caso suspeito de varíola dos macacos na Bolívia, Saúde em MS fica em alerta

Não há casos confirmados da doença no Brasil e rapaz boliviano está isolado em Santa Cruz de La Sierra

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: de arquivo

Um rapaz de 26 anos está isolado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com suspeita ter contraído a varíola dos macacos em viagem para a Europa. Com a suspeita, Mato Grosso do Sul está em alerta e monitora a situação.

Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), houve uma notificação do Ministério da Saúde quanto aos casos suspeitos e não confirmados em países da América do Sul.

“A SES ressalta que não há casos identificados no Brasil. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e a Gerência Técnica Estadual de Saúde Única de Mato Grosso do Sul emitiram comunicação de risco alertando os serviços de saúde dos 79 municípios sobre os casos de Monkeypox (varíola dos macacos) registrados em outros países”, pontuou em nota.

Por fim, disse que a Vigilância em Saúde de MS segue acompanhando os casos notificados da varíola dos macacos junto ao Ministério da Saúde.

Na região que faz fronteira com a Bolívia, a cidade de Corumbá também está cautelosa com a suspeita. O secretário de Saúde Municipal, Rogério Leite, disse que a cidade acompanha a situação.

“Trata-se de um jovem, isolado em Santa Cruz de La Sierra, que está fazendo todos os testes para descarte em relação às doenças infectocontagiosas, para que assim seja feito o descarte [da varíola dos macacos]. Da mesma forma que trabalhamos na pandemia, estaremos 24h atentos”, disse.

Conteúdos relacionados