A Prefeitura de , a 334 km de Campo Grande, anunciou que manterá abertas neste sábado (13) três Unidades de Saúde da Família para atender a população na campanha de multivacinação e imunização contra a .

O esforço faz parte da campanha nacional “Vacina Mais”, que inclui o calendário de multivacinação de crianças e adolescentes e aplicação de doses contra a Covid-19 e . A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou cronograma de atendimento nesta sexta-feira (12), quando todas as USFs (Unidades de Saúde da Família) ficarão abertas até as 19h para garantir a imunização.

Já neste sábado, a vacinação será aplicada nas USFs Santo André, Vila Haro e Interlagos, que funcionarão em regime de plantão das 7h às 19h.

O “Vacina Mais” visa a ampliar a cobertura vacinal em todo país, tendo em vista a importância da vacinação para toda a população, na prevenção e na imunização de doenças imunopreveníveis de acordo com o PMI (Programa Nacional de Imunização).

Multivacinação ocorre em meio à preocupação com a Covid

A ação ganha importância extra quando se percebe que, em Mato Grosso do Sul, a imunização vem sendo deixada de lado. No caso da Covid-19, por exemplo, o governador (PSDB) informou na quinta-feira (11) que, das 26 mortes registradas no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na terça (9), 24 foram de pessoas que não se imunizaram – o Estado registrou mais de 3 mil casos no intervalo de uma semana.

As autoridades de Saúde também informam que, se de um lado houve grande procura para a aplicação da primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, a adesão foi caindo em relação à complementação (2ª dose) e reforços. O mesmo ocorreu em relação à imunização de crianças e adolescentes.

A campanha prevê a aplicação da multivacinação em crianças e adolescentes até 14 anos, abarcando vacinas que vão desde a pólio até outras do calendário permanente, além da vacinação contra a Covid-19 e influenza para os públicos disponíveis.