Inmet renova alerta para temporal forte em todo o MS antes de frio de 11ºC

| 13/04/2022
- 12:03
Chuva
(Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de severo em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (13). O aviso, de nível laranja que indica perigo.

O comunicado tem fim às 10h de quinta-feira (14), a previsão indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de intensos de 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Chuva alerta Inmet
(Foto: Reprodução/Inmet)

Frente fria

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) informou que, ainda hoje são esperadas chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento (que podem atingir valores até 90 km/h) e eventual queda de granizo devido ao avanço do cavado pré- frontal, ou seja, um sistema meteorológico típico que antecede a frente fria que deve trazer nuvens e chuvas para praticamente todas as regiões do estado. Durante a passagem da frente fria, são esperados acumulados significativos de chuva, que pontualmente, podem atingir valores acima de 40mm/24h.

À tarde/noite, a frente fria já deve entrar pelo sul do estado, porém ao longo da quinta-feira (14), à medida que a frente fria avança por Estado, devem ocorrer queda das temperaturas, principalmente nas temperaturas máximas. A previsão indica temperaturas mínimas amenas, entre 12-14°C, nas regiões sul e sudoeste.

Já na sexta-feira (15) espera-se a ocorrência dos menores valores de temperaturas mínimas, por exemplo, em Ponta Porã são esperados valores entre 11-13ºC, Corumbá entre 17-19ºC e na Capital valores 15-17ºC. A queda das temperaturas está associada ao avanço do sistema de alta pressão pós-frontal e, com isso, o tempo deve ficar firme em todo o estado.

Veja também

Arrecadação das receitas registrou acréscimo real de 4,13% em relação a maio de 2021

Últimas notícias