Chuva de meteoros Lírida enfeitam céu de MS na noite desta sexta

Quanto menos luminosidade no local, mais chances de observar o fenômeno astronômico
| 22/04/2022
- 14:50
Chuva de meteoros Lírida enfeitam céu de MS na noite desta sexta
Foto: Reprodução

O clima em Campo Grande na noite desta sexta-feira (22) e madrugada deste sábado (23) será bastante favorável a visualização da de meteoros Lírida, cujo pico é esperado para esta noite.

Segundo o Observatório Nacional, até 18 meteoros por hora poderão ser vistos nas condições ideais: céu limpo e local pouco iluminado. O melhor horário para a visualização, porém, será a partir da meia noite de sábado.

O único porém é a fase de lua minguante, que pode atrapalhar a observação dos astros menos brilhantes. Isso porque a lua terá cerca de 67% de luminosidade e quanto menos luz - inclusive das cidades - mais fácil é observar os meteoros.

Esta chuva de meteoros costuma ser visível todos os anos neste mesmo período, já que a Terra passa pela região do espaço que serviu de rota para o Cometa Tatcher (C/1861 G1), que deixou um rastro de poeira e detritos na direção da constelação de Lyra.

Meteoro

Meteoro, popularmente chamado de estrela-cadente, é um fenômeno que se caracteriza pela passagem de um meteoroide pela atmosfera terrestre. Meteoroides, por sua vez, são fragmentos de cometas ou asteroides, que se desprendem desses corpos celestes e ficam vagando pelo espaço em órbitas em torno do Sol.

Confira no vídeo abaixo como observar o fenômeno:

(Com informações da Agência Brasil)

Veja também

Batalhão de Choque da PM foi acionado para ir até o local onde indígenas decidiram retomar área ancestral e ação terminou em morte

Últimas notícias