Chuva abre cratera com ‘cachoeira’ no Nova Lima e atrapalha locomoção de moradores

Empresa responsável pela obra pediu rescisão de contrato sobre as etapas C e D de pavimentação e drenagem no Nova Lima

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Rua no Nova Lima
Ruas do Nova Lima em dia de chuva (Foto: Leitor do Midiamax)

Os moradores do Bairro Nova Lima, de Campo Grande, saíram prejudicados com a chuva deste domingo (4). Isso porque com a força da água, o asfalto da Avenida Cândido Garcia cedeu e uma cratera foi aberta numa grande extensão da via. Local teve até ‘cachoeira’ devido à profundidade do buraco.

Márcio é morador da região e contou ao Jornal Midiamax e disse que a rua recebeu obras de pavimentação da Prefeitura recentemente, mas que ainda não estavam finalizadas. Com a abertura do buraco neste domingo, ele afirma ser impossível de transitar pela região.

“Com a chuva de hoje abriu as ruas. Sexta ainda dava para transitar, mas hoje abriu de fora a fora”, disse outro morador da região. Confira:

(Vídeos: Leitores do Midiamax)

Crateras se espalham pelo bairro

Essa não é a primeira vez que situação acontece no bairro. Recentemente, o Jornal Midiamax mostrou como está a situação de quem reside por lá, visto que crateras se espalham cada vez mais pelo local a cada chuva, bem como alagamentos e enxurradas.

Vídeos gravados por leitores do Jornal Midiamax mostram as ruas do bairro alagadas e com forte enxurrada. “Todas as ruas e cruzamentos do Nova Lima estão assim. Tem rua que não dá nem pra passar de tão forte que tá a enxurrada (sic)”, disse um leitor.

Na rua Albertina Pimentel, a moradora Dany Martins, afirma que a chuva de ontem e de hoje levou barro e muita água para o quintal de sua casa. “A água não teve para aonde ir e veio tudo para dentro de casa com lama e tudo. E se chover mais, essa terra bem tudo ela dentro da nossa casa (sic)”, disse.

Empresa que faria asfalto pediu rescisão do contrato

Na semana passada, a GTA Projetos e Construções pediu a rescisão do contrato sobre as etapas C e D de pavimentação e drenagem no Nova Lima. A obra seria executada em 12 doses meses em parceria com a empresa Equipe Engenharia.

Pelo cronograma, seriam asfaltadas 31 ruas e recapeadas outras seis, abrangendo o quadrilátero formado pelas Ruas Zulmira Borba, Cônsul Assaf Trad, Gualter Barbosa e Lino Vilacha.

No Nova Lima ainda resta por fazer considerável parte do cronograma. No contrato de R$ 46,6 milhões, o atraso do Município chega a dois meses, de acordo com a GTA.

As seguintes ruas estão no projeto para serem asfaltadas: Lourenço Veiga, Cláudio Manoel da Costa, Avenida Cândido Garcia Lima, Alberto da Veiga, dos Pracinhas, John Kenedy, Professora Antônia Capilé, Alcebíades Barbosa, Abdar Nassar, Agenor Pinto, Jaime Cerveira, Albertina Pimentel, Júlio Bais, Bertolino Cândido, Monte Alegre, Haroldo Pereira, Rua Lateral, Padre Antônio Franco, Firmo Cristaldo, Celina Bais Martins, Henrique Barbosa Martins, Helena Beruk, Narciso Dias, Alexandrino Alencar, Amambai, dos Poetas, Capitólio, trecho da Rua Purus. Além do recapeamento nas ruas Lino Vilacha, Narciso Dias e Urariocara.

O que diz a prefeitura

O Jornal Midiamax entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para saber a respeito da cratera aberta na Avenida Cândido Garcia Lima. Em nota, órgão informou:

Nesta região do Bairro Nova Lima estão em andamento obras de drenagem e pavimentação. No caso da Avenida Cândido Garcia Lima a obra esta na fase de drenagem, com abertura de valetas para implantar a tubulação. Dada as características do solo bastante arenoso, ainda sem compactação do aterro, chuvas mais intensas, como as que caíram neste domingo, levam sedimentos, abrindo crateras.  “A Sisep vai determinar a empreiteira que faça  recomposição do aterro, mas para isto são necessárias algumas horas de estiagem.”, disse.

Conteúdos relacionados

Protesto em Bandeirantes
Acidente ocorreu por volta das 5h20