CCZ de Dourados alerta população sobre crescimento de casos de dengue
Agentes identificaram a presença do mosquito transmissor da doença em 75 bairros
Marcos Morandi –
Agentes de saúde da Prefeitura de Dourados, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), identificaram a presença do mosquito transmissor da doença em 75 bairros. Além disso, dados SES (Secretaria de Estado de Saúde), publicado na quarta-feira (6), apontam que 127 casos de dengue foram notificados em Dourados.
O coordenador do CCZ, Luiz Carlos Luciano Júnior, ressalta que a população pode atuar no combate ao mosquito cuidando do quintal de casa. Segundo ele, agentes de vigilância em Saúde, identificaram um aumento no número de casos nos bairros Parque Alvorada e Altos do Indaiá, região oeste da cidade.
“Durante essa época de chuva é preciso cuidado redobrado com objetos que podem acumular água parada, como plásticos ou tampinhas de garrafas, qualquer item que possa acumular água. Outra forma de combate, mas essa individual, é utilizar repelentes contra esses vetores”, explica o coordenador do CCZ.
Atualmente Dourados conta com dois carros ‘Fumacê’ rodando. Um é do município e o outro foi cedido pela SES para auxiliar nas ações de combate ao mosquito. O serviço será utilizado conforme as normas do Ministério da Saúde e para que a ação seja efetiva, o CCZ orienta a população para abrir portas e janelas para que o produto tenha eficácia.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.