Campo-grandense perde hábito de chegar cedo, mas não abandona tradição de acompanhar desfile
Evento deve reunir 15 mil pessoas, estimam organizadores
Thalya Godoy, Karina Campos, Anna Gomes –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O desfile em homenagem à Independência do Brasil, em Campo Grande, deve reunir 15 mil pessoas neste ano, o que é menor em comparação com 2019, última apresentação pré-pandemia, que teve 20 mil espectadores. Com previsão de início às 9 horas, as arquibancadas estão posicionadas entre as ruas Dom Aquino até a rua 15 de novembro por onde a marcha passará.
Nesta edição, houve poucos que se arriscaram a chegar de madrugada para conseguir um lugar para sentar. Conforme observou a equipe do Midiamax no local, boa parte do público começou a chegar a partir das 6 horas, mas os lugares nas arquibancadas só foram totalmente preenchidos às 8 horas.
Juntos há 57 anos, o casal Adaltu Valente de Oliveira, de 81 anos, e Eli Paiva de Oliveira, de 78 anos, acompanha há três décadas o desfile da Independência. Sentados de mãos dadas nas cadeiras que trouxeram de casa, aguardavam com uma bandeira do Brasil o início do evento, que é uma tradição no calendário anual dos dois.
“O patriotismo é muito importante, nós viemos preparados para assistir juntos, é uma tradição nossa. Sentimos falta do desfile durante a pandemia e hoje estamos animados”, afirmou Adaltu.
Lucilia Ribeiro, de 61 anos, é de Presidente Epitácio (SP), mas já morou por 30 anos em Campo Grande. Pela primeira vez irá acompanhar presencialmente um desfile e está ansiosa para ver a apresentação. Saiu cedo de casa de moto e não enfrentou trânsito até a região central. Ela se acomodou na arquibancada e foi puxando conversa com o pessoal que estava sentado próximo. “Eu vou gostar muito com certeza, o bom é que a gente sai de casa e respira um pouco”, ela diz.
Moradora do bairro Guanandi, Adriana Ferreira, de 40 anos, veio pela segunda vez prestigiar o filho que está no exército há quatro anos. “A última vez que vim ao desfile foi em 2019 e foi bonito, o meu filho sempre desfila e eu como mãe sempre venho ver, eu gosto, é uma diversão para mim”, relata a mãe.
Já a Adriana Batista e França, de 44 anos, tem como tradição desde nova vir ao desfile, mesmo que sozinha. “Cheguei às 7 horas, venho desde que me entendo por gente”, relembra.
O casal Caila Cristina Quadros, de 23 anos, e João Pedro de Oliveira, de 25 anos, também tem como tradição vir ao desfile desde novos. Depois que tiveram dois filhos, Helena de cinco anos, e Heitor de oito anos, o casal tem o desejo de passar o hábito de acompanhar as apresentações como faziam quando eram pequenos.
“Todo ano eu ia ao desfile porque desde criança a minha família fazia parte de projetos sociais. Eu já desfilei e neste ano o meu irmão irá desfilar por um projeto militar. Ou eu assisto ou participo, essa é a vez de prestigiar ele”, conta a mulher.
Segurança no desfile
De acordo com a organização, a segurança do evento é feita por 300 agentes do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Força Aérea, Guarda Civil Municipal, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
O desfile irá começar com os projetos sociais, em seguida serão as escolas, instituições militares e desfiles motorizados. Enquanto a Força Aérea passar, também haverá aeronaves sobrevoando o local.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.