Campo Grande aplicou 893 doses de vacina contra covid em crianças, na faixa etária dos 11 anos, neste fim de semana. Segundo a (Secretaria Municipal de Saúde Pública), foram 555 registros no sábado (15) e mais 338 no domingo (16), totalizando 893 crianças imunizadas. 

Nesta segunda-feira (17), ainda conforme a Sesau, a expectativa é vacinar mais 500 crianças. Até o momento, são pouco mais de 4 mil doses disponíveis para esta idade e a previsão é que cheguem mais doses nos dias 20 e 27 de janeiro. 

Em , segundo o vacinômetro da SES (Secretaria Estadual de Saúde), foram 4.899.726 doses já aplicadas no Estado, contabilizando 73,6% da população de Mato Grosso do Sul com o esquema vacinal completo. 

Pais dizem que vacina é ‘segurança' para volta às aulas

Matrícula, material escolar, uniforme e…vacina no braço! Para muitos pais e até mesmo os estudantes, é a dose contra a Covid que vai deixá-los mais seguros para o convívio com os colegas neste ano letivo.

“Eu trouxe ele para tomar e evitar qualquer complicação. Eu e meu esposo já tivemos Covid e ficamos internados em 2021. No caso do meu filho, a intenção é que ele volte às aulas com mais segurança e acredito que isso só será possível e, de forma mais rápida, com a vacina. Estamos tendo mais casos e menos internações graves e a vacina tem eficácia neste sentido”, afirmou ao Midiamax a fonoaudióloga Lucélia dos Reis Rezende, de 43 anos. 

O filho dela, de 11 anos, disse que ficou feliz em se vacinar e tomou a dose, principalmente, para proteger não só ele, mas a família. “Espero que tudo volte ao normal logo”, disse. Também imunizado, o estudante Lucas de Oliveira Silveira disse que, com a vacina, está mais seguro para voltar às aulas. “Estou ansioso para voltar à escola. Quero que tudo fique bem logo e por isso tomei a vacina”, comentou. 

A mãe dele, a bióloga Gislaine Greice de Oliveira, de 31 anos, disse que, na casa dela, o filho era o único que ainda não tinha se vacinado e todos aguardavam, ansiosamente, este momento. 

“Nós, lá em casa, estávamos muito ansiosos por essa vacina. E o meu filho era o único que não tinha se vacinado, então, era a nossa maior preocupação neste início de ano, principalmente com a volta às aulas dele. No ano anterior, lá em casa, todos nós fomos infectados pela Covid, só que ninguém teve reação forte e eu acredito que é por conta da vacina”, argumentou Oliveira. 

O coordenador de salão, Théo Carlos, de 40 anos, também levou o filho, Lucas Gomes, para tomar a vacina nesta manhã (16). “É uma segurança a mais na saúde dele, principalmente nesta volta às aulas, em que terá o convívio com os amigos. Eu conversei com a minha esposa em casa, sobre esta questão da vacina e aí decidimos trazê-lo, principalmente por conta desse contato na escola”, finalizou.

MS recebeu 18,3 mil doses da Pfizer

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES, recebeu 18.300 doses da vacina infantil da Pfizer, na última sexta-feira (14). O público-alvo é da faixa-etária de 5 a 11 anos, sendo 7.268 doses para crianças indígenas e 9.202 para demais crianças. Outras 1.830 doses ficam como reserva técnica para o Estado.

O Ministério da Saúde informou que as quantidades de imunizantes enviados aos estados podem se alterar por causa da análise do INCQS e a leitura do monitoramento de temperatura durante o transporte. 

As doses serão armazenadas na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica e, logo em seguida, distribuídas para todos os municípios do Estado. Cada cidade receberá a quantidade de vacinas que a CIB (Comissão Intergestores Bipartite) determinar em reunião. 

Ao todo, Mato Grosso do Sul possui 301.026 crianças de 5 a 11 anos — dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).