Cotidiano

Campo Grande abre cadastro e vacinação de crianças será em oito escolas municipais

Secretarias debateram hoje sobre a expectativa de vacinação contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos

Karina Campos Publicado em 12/01/2022, às 10h49

None
(Foto: Reprodução/Arquivo Midiamax)

Oito escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande devem servir como polos de vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. A Semed (Secretaria Municipal de Educação) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) debateram, nesta quarta-feira (12), com técnicos para elaboração de planos que devem unir a campanha de imunização. Doses da vacina destinadas para aplicação nessa faixa etária devem chegar ao Estado ainda nesta semana.

A estimativa da Sesau é vacinar aproximadamente 90 mil crianças do grupo. Além das escolas, este público também será vacinado nas unidades de saúde, seguindo calendário a ser estabelecido pela pasta.

As unidades de apoio estarão espalhadas pelas sete regiões do município e uma definida estará no bairro Moreninhas. A Secretaria de Educação disponibilizará a estrutura das escolas, como as quadras escolares e as salas de informática para realização dos cadastros dos alunos pelos pais ou responsáveis.

[Colocar ALT]
Secretarias em reunião. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

A orientação é que os diretores das escolas auxiliem pais, alunos e responsáveis durante o período, assim como as gestões devem ajudar a organizar a desinfecção das unidades escolares para receber os visitantes e implantar demarcações no local para melhor direcionamento do trabalho.

“Essa campanha vem no momento certo, para recebermos as crianças e famílias dentro da escola. Fazer essa campanha dentro da escola traz mais confiança aos pais, mostra a escola preparada e organizada. As crianças imunizadas são importantes para os professores e para as famílias, porque as crianças estando protegidas, elas não irão transmitir e não vão ficar doentes”, disse o superintendente de Gestão e Normas da Semed, Alelis Gomes.

Para Ananda de Melo Gomes, enfermeira do serviço de imunização da Sesau, a parceria entre as secretarias deve acelerar a prevenção contra a doença. “Os pais têm muita confiança na Semed, na educação, nas escolas, nos professores. Quanto mais locais oferecermos, melhor e mais rápido iremos conseguir imunizar nossas crianças”.

Cadastro

Será necessário realizar o cadastro prévio das crianças pelo site vacina.campogrande.ms.gov.br, disponível e acessado por qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. É necessário escolher o menu “Primeiro Acesso” e, posteriormente, selecionar o perfil “Idade entre 05 e 11 anos com ou sem comorbidades” e clicar em continuar.

Após preencher os dados, é necessário anexar os documentos da criança e também do adulto responsável legal. Em caso de crianças que tenham alguma comorbidade, deve também anexar o laudo médico.

Volta às aulas

Mesmo com a parceria e início das aulas, as Redes de Ensino de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul já adiantaram que não irão exigir de pais e responsáveis o comprovante de vacinação contra a covid-19 para o início das aulas presenciais neste ano.

Jornal Midiamax