A partir desta segunda-feira (3), o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) dá início à Campanha Anual de Vacinação Antirrábica. A meta é imunizar 80% da população de animais domésticos, estimada em 224.563 cães e 63.205 gatos. As doses são gratuitas e protegem os animais contra a raiva, que é fatal.
Ao todo, 75 agentes de combate a endemias vão percorrer a cidade visitando imóveis. O trabalho terá início pelo bairro Nova Lima e depois irá se estender pelos demais bairros da região do Segredo. Ao longo da campanha os servidores irão percorrer as sete regiões urbanas e distritos do Município, seguindo um cronograma pré-estabelecido.
Na campanha do ano passado, o CCZ vacinou 198.607 animais, sendo 50.601 felinos e 148.006 caninos. Desde 2005, é feito o trabalho de vacinação de casa em casa.
A médica veterinária Cláudia Macedo, explica que para receber a vacina o cão ou gato deve ter no mínimo três meses de idade e estar saudável. “Não há outras contraindicações à vacina antirrábica, inclusive ela é a única vacina obrigatória, conforme estabelecido em lei”, enfatiza.
Em Campo Grande, o último caso de Raiva Humana foi registrado em 1968. Já em cães e gatos, o último registro havia sido no ano de 1988, mas após 23 anos ocorreu no ano de 2011 um caso isolado de Raiva Canina, cujo cão adquiriu a doença através do contato com um morcego contaminado com o vírus.
Os servidores estarão uniformizados e portando crachá de identificação funcional. Caso o morador desconfie de alguma atitude suspeita ou queira tirar alguma dúvida sobre a ação, o órgão disponibiliza o número 67 3313-5000.
Ponto fixo de vacinação no CCZ
Caso o tutor não esteja em casa no momento em que a equipe estiver no bairro será deixado um comunicado para que o tutor leve o animal ao CCZ para a aplicação da vacina antirrábica.
O horário de funcionamento do órgão para vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 22h. O CCZ está localizado na Avenida Filinto Muller, 1601 – Vila Ipiranga.