A Prefeitura de deu início nesta segunda-feira (8) à campanha Agosto Sem Cinzas. As primeiras ações educativas aconteceram na Avenida Marcelino Pires, região central da cidade, onde os motoristas foram orientados sobre os perigos das queimadas e o motivo de se evitar essa prática, inclusive de pequenas proporções no fundo dos quintais.

“Essas queimadas em residências, além de ajudarem na piora da qualidade do ar, podem fugir do controle colocando em risco os próprios moradores e os vizinhos”, explica Claudia Ortega, diretora ambiental da GMA. Junto com a , o Imam distribuiu mudas para as pessoas que passavam pela praça.

Entre essa terça (9) e a sexta-feira (12), agentes da GMA e da fazem palestras em escolas municipais. Na quinta-feira (11), se deslocam para o distrito de Itahum para ação educativa. No sábado (12), a ação acontece no Shopping Avenida Center, em parceria com o Grupo Desbravadores Bandeirantes. No domingo (13), para fechar a campanha, agentes da GMA, Defesa Civil e Imam estarão na Feira Livre de Dourados.

A campanha ganha importância nesta época do ano devido ao longo período de estiagem – em Dourados voltou a chover neste após quase dois meses. “A vegetação está muito seca e temos ocorrências de incêndios próximos às estradas e a fumaça compromete a visibilidade dos motoristas, aumentando a possibilidade de acidentes graves”, ressalta Cláudia.