O avião militar KC-390 Millenium, que sobrevoou entre prédios no Centro de , na quinta-feira (3), é do mesmo que será usado em ajuda humanitária a brasileiros que vivem na Ucrânica e estão refugiados na Polônia. A ajuda da FAB (Força Aérea Brasileira) parte na segunda-feira (7).

Na quinta, campo-grandenses ficaram surpresos e não entenderam o motivo da aeronave estar voando tão baixo e perto dos prédios do centro da Capital. Foi possível ver o avião de regiões como Moreninhas, Vida Nova, e diversos outros bairros.

A FAB já tinha divulgado que dois aviões deste mesmo modelo estavam sendo preparados para a missão na Polônia e a previsão inicial é que a aeronave multimissão parta da Base Aérea de Brasília na segunda a tarde, com destino a Varsóvia, onde os cidadãos brasileiros embarcarão.

No voo de ida, serão transportadas 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária a ser doado pelo Brasil. A previsão é que o KC-390 retorne ao Brasil na próxima quinta-feira (10), pela manhã.

“As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais: o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no ”, publicou a FAB no Twitter.

Foto: Divulgação/ FAB

 

Além desta aeronave, um outro avião está preparado para, caso necessário, participar da missão de resgate. Os dois aviões são do mesmo modelo já empregado em outras missões humanitárias internacionais, como o transporte de donativos brasileiros para as vítimas da explosão em Beirute, em 2020, e o apoio emergencial ao Haiti após o terremoto ocorrido em 2021.

Voo em Campo Grande

De acordo com a (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o motivo do voo baixo do modelo era um treinamento militar, que envolvia o Exército e a Aeronáutica. A empresa informou ao Jornal Midiamax que existe todo um protocolo para o tratamento ser iniciado e que os militares estão voando em baixa altura, porém, com toda segurança.

Apesar de esclarecer a razão do voo baixo, a Infraero não revelou e nem deu detalhes da motivação do treinamento militar. Procurada pelo Jornal Midiamax, a FAB não respondeu se o treinamento ou o avião tem relação com a missão de repatreamento dos brasileiros da Ucrânia.