Associação de docentes da UFMS defende banheiro neutro, mas admite que faltou debate

Novos banheiros da UFMS causaram polêmica entre o corpo docente e acadêmico
| 01/04/2022
- 16:04
Associação de docentes da UFMS defende banheiro neutro, mas admite que faltou debate
Banheiro da UFMS (Foto: Marcos Ermínio/ Arquivo/ Jornal Midiamax)

A Adufms (Associação dos Docentes da Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou nota, nesta sexta-feira (1º), se explicando sobre o banheiro neutro instalado na UFMS.

A diretoria da associação se posicionou a favor a instalação do banheiro neutro/ familiar, “para garantir e dignidade à pessoas transgênero, transexuais, travestis, não-binárias e intersexuais.

Além disso, o local pode ser usado por pais e mães no atendimento a crianças pequenas. Entretando, a Adufms reconhece que o assunto não foi debatido devidamente na universidade.

Ao fim da nota, a organização sindical defende que a universidade tome decisões de forma coletiva. “Não há justificativa para que esta decisão não fosse tomada de forma democrática, evitando os conflitos ora causados, frente a uma ação legítima e necessária”, encerra o texto.

Já o Sista-MS (Sindicato dos  servidores técnicos e administrativos da UFMS) reafirmou o compromisso e respeito com toda comunidade universitária. "Nossas lutas sempre foram contra qualquer tipo de discriminação, seja racial, de cor, credo, gênero ou orientação sexual. Nos engajamos firmemente no combate contra pessoas e grupos que praticam tais discriminações", diz nota pública.

Comunidade acadêmica da UFMS

Nas redes sociais, alunos se manifestaram de forma favorável ao banheiro neutro. “A faculdade está de parabéns, já deveria ter incluído isso há muito tempo, mas ok”, postou uma. “Uma providência necessária e alguns, se não muitos, implicam por razões que sabemos bem quais”, escreveu outra.

Porém, o novo funcionamento de alguns banheiros da universidade não agradou a todos. “Respeitar a adversidade tudo bem, mas isso de banheiro para todos aí não concordo. Está completamente errado”, opinou uma internauta.

Veja também

Campo Grande recebe a turnê nacional das bandas Vazio e NervoChaos, nesta sexta-feira (01). Os...

Últimas notícias