Após temporal, 84% dos moradores de MS já tiveram a energia restabelecida, diz Energisa

Concessionária informou que as equipes foram reforçadas nesta sexta-feira (21)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Sem luz
Região central sem luz (Foto: Natália Alcântara, Midiamax)

Nesta sexta-feira (21), cerca de 84% dos moradores já estão com a energia elétrica restabelecida, segundo a Energisa, concessionária responsável pelo abastecimento elétrico. O temporal atingiu diversos municípios de Mato Grosso do Sul.

A empresa informou que está seguindo o plano de contingência e que reforçou o número de equipes em campo para atender às ocorrências de falta de energia na Capital e no interior do Estado.

Os trabalhos, que aconteceram durante toda a madrugada, seguem de forma ininterrupta até que o restabelecimento do sistema seja concluído para todos os clientes afetados, como informam em nota.

Mais de 618 mil raios

A severidade do temporal provocou estragos na rede elétrica decorrente de queda de poste e árvores, galhos e objetos lançados sobre a fiação, consequentemente, deixando residências e comércios sem luz, desde a madrugada de quinta-feira (20).

A falta de luz e danos foi registrada em Campo Grande, Aquidauana, Jardim e Paranaíba e Ribas do Rio Pardo e Terenos.

O Netclima aponta que a velocidade dos ventos ultrapassou 90 km/h e foram registradas mais de 618 mil descargas atmosféricas em 24h.

A Energisa esclarece que o atendimento aos clientes segue por ordem de prioridade em situações que coloquem a segurança da comunidade ou a vida em risco, bem como aos hospitais e unidades de saúde, com apoio na logística para abastecimento dos geradores.

tempestade
(Foto: Natália Alcântara, Midiamax)

O Grupo Energisa conta com uma ferramenta de Alerta de Situação Climática: a Storm, empresa especializada no apoio ao setor elétrico para enfrentamento das mudanças climáticas e contratada pela Energisa para o monitoramento do clima no Estado.

Todos os dados apurados e repassados à concessionária fazem parte dos bancos de dados de órgãos de monitoramento ambiental, como o INPE (Instituto Nacional de Meteorologia e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Serviço

Para evitar congestionamento no 0800, a concessionária aumentou a capacidade de atendimento nos canais de comunicação para dar vazão às demandas. 

A orientação é que a população mantenha distância e não faça intervenção na rede sozinho, nem se aproxime de cabos partidos, postes danificados; e orienta os consumidores a priorizarem o atendimento online.

O atendimento pode ser solicitado pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular).

Conteúdos relacionados