Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após fim da greve, professores e prefeitura têm nova rodada de negociação em Dourados

Reunião acontece no Centro Administrativo Municipal
Marcos Morandi -
Manifestação de professores em frente à prefeitura (Foto: Marcos Morandi)

Professores e representantes da administração municipal de se reúnem nesta quarta-feira (13), às 10h, para retomar as negociações de salarial. Este é primeiro encontro entre o Simted (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Dourados) e a prefeitura desde que a greve de 23 dias foi suspensa pela categoria.

Segundo nota divulgada pelo Simted, o sindicato se prepara para mais uma reunião de negociação salarial com o Governo Municipal de Dourados-MS, enquanto aguarda o processo de mediação determinado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

A comissão de negociação do sindicato é composta por membros da diretoria e demais educadores e educadoras do magistério e do administrativo educacional eleitos como representantes pela categoria em assembleia.

Ainda segundo a entidade, enquanto aguardam a audiência de mediação da greve decidida, no último dia 8 de abril, pelo Ruy Celso Barbosa Florence, os trabalhadores e trabalhadoras em educação da Rede Municipal de Ensino de Dourados seguem mobilizados na luta pelo cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério e valorização do administrativo educacional.

No último domingo (10), a categoria promoveu uma atividade cultural da educação, com poesia e música, recebendo apoio popular e debatendo com a população de Dourados o processo de retomada da Cidade Educadora. Nesta segunda-feira (11), os educadores também estiveram na Municipal cobrando dos parlamentares uma posição a respeito dos problemas enfrentados pela Rede Municipal de Ensino.

O presidente do Simted, professor Thiago Coelho, espera que a reunião agendada e a audiência de mediação a ser marcada possam promover avanço na negociação salarial em andamento. “São oportunidades para que a gestão possa assegurar e garantir o direito dos trabalhadores e trabalhadoras a uma valorização profissional que é base para uma educação de qualidade em nossa cidade”, disse.

Fórum de negociação

A respeito da cobrança dos professores e diante das críticas disparadas na tribuna da Câmara Municipal de Vereadores, a Prefeitura de Dourados reafirmou à reportagem do Midiamax que em nenhum momento se omitiu das negociações e fez várias reuniões com os professores.

Ainda segundo a administração municipal, várias reivindicações da categoria foram atendidas na mesa de negociação. Entre elas, “a de chegar ao piso nacional de 40 horas semanais durante o ano, empregando índice de 18% num único ano”.

Além disso, o Executivo afirma ter assumido o compromisso de criar um Fórum Permanente de Negociação e propôs criar, até maio deste ano, um projeto de lei para construir o piso de 20 horas, que era a principal reivindicação na mesa de negociações.

Reposição

Por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), a prefeitura de Dourados informou que está organizando a reposição das aulas das escolas municipais por conta do movimento de paralisação na cidade. Nesta terça-feira (12), a secretária de educação, Ana Paula Benitez Fernandes, esteve com as responsáveis do Departamento de Supervisão Técnica e do setor de transporte escolar.

Ainda de acordo com a secretária, não existe um calendário unificado para as unidades escolares. “Agora serão 85 calendários adaptados, cada um de acordo com a sua unidade. Temos escolas que não vão precisar mexer porque não suspenderam as aulas nenhum dia, então não tem nada para repor, e segue o calendário normal”, explicou Ana Paula.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alckmin vai liderar grupo com empresários contra tarifa de Trump

Motociclista sofre traumatismo craniano ao bater em saveiro na cidade de Três Lagoas

Colisão entre motocicletas deixa idoso gravemente ferido em Dourados

Adolescente de 14 anos agride primo com porrete cravejado de pregos em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

MS tem um dos maiores percentuais de diabéticos no país

Com investimento de 142 milhões, Brasil voltará a fabricar insulina 100% nacional

Últimas Notícias

Esportes

Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Resultado deixa equipes na liderança do Grupo A da competição

Polícia

Homem é preso arremessando drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Suspeito disse que receberia R$ 500 pelo 'serviço'

Polícia

Ao ajudar oficial de Justiça, Polícia Militar encontra mais de 600kg de droga no Jardim Tarumã

Os policiais foram prestar apoio em uma reintegração de posse de um imóvel, mas a ação acabou em tráfico

Conteúdo de Marca

Os 10 jogos mais vendidos do Nintendo Switch na história

ocê sabe quais são os jogos mais vendidos do Nintendo Switch?