Após o cancelamento de sete editais com as listas de aprovados no processo seletivo para professores temporários na em Mato Grosso do Sul, os candidatos que fizeram parte do certame alegam estarem com receio quanto ao futuro deles na seleção, pois ainda há muitas dúvidas sobre quais medidas serão tomadas pela banca examinadora, no caso (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).

Segundo um grupo de 250 professores candidatos, que divulgaram uma carta aberta nesta sexta-feira (4), são três os principais questionamentos que envolvem a seleção, e todos têm relação com a mesma etapa, a prova de títulos. A primeira reclamação tem como base a dificuldade de anexar os títulos no site da Fapec, quando muitos candidatos não conseguiram anexar seus documentos, ou quando conseguiram tiveram alguns deles ignorados na avaliação da banca, o que pode ter causado prejuízo na nota final.

O segundo questionamento é justamente a resposta dos recursos protocolados pelos candidatos em relação aos erros citados acima. “Tal fato ocasionou pontuações erradas, recursos indeferidos sem justificativa, não habilitação do profissional para o exercício do trabalho. Relatamos também, instabilidade e oscilação sistêmica na página da empresa responsável FAPEC-MS”, diz trecho da nota, articulada pela candidata Juliane Barbosa Correa junto aos demais professores. Ela também alega não ter conseguido anexar alguns documentos.

Suspensão da lista de aprovados e 3º questionamento

A partir das inúmeras reclamações e do reconhecimento por parte do Governo de que a Fapec deveria se explicar, a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) e a SES (Secretaria de Educação) anularam sete editais relacionados ao processo seletivo dando como motivo “inconsistências verificadas pelas secretarias”, sem explicar quais exatamente.

Em nota, as duas secretarias notificaram a Fapec para que ela apresente resposta às reclamações até a próxima segunda-feira (7), assim como o encaminhamento das reanálises para publicação dos editais com eventuais novas listas de aprovados.

Essa medida causou o terceiro questionamento dos candidatos, que não sabem como a publicação dos novos editais vai acontecer. “Por isso, necessitamos de um posicionamento claro e efetivo das instituições responsáveis. De uma explicação clara e detalhada quanto a esse erro, sua retificação e uma nova abertura de inclusão de prova de títulos”, finaliza a nota dos candidatos.