Apesar do temporal, primeiro dia de Copa Brasil de Paracanoagem é realizado e atletas se classificam para as finais
Evento define os representantes brasileiros nas competições internacionais da temporada.
Fernanda Feliciano –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As intensas chuvas desta sexta-feira (25), em Campo Grande, não impediram a participação dos atletas na Copa Brasil de Paracanoagem, evento que define os representantes brasileiros nas competições internacionais da temporada.
A organização da copa é realizada pela CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) em conjunto com a Federação Estadual da modalidade e apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
Ao todo, participam 48 paracanoístas, do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. De acordo com a Federação Internacional de Canoagem, duas competições internacionais são previstas no ano: a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial de Paracanoagem, que acontecerão, respectivamente, em Poznan, na Polônia, de 26 a 29 de maio, e Halifax, no Canadá, entre os dias 3 e 7 de agosto.
O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, comemora a realização de um evento deste porte em Mato Grosso do Sul. “Nosso estado produziu diversos campeões internacionais, como o Fernando Rufino e o Patrick Pisoni, nossos bolsistas. Trazer essa competição para Campo Grande é algo muito significativo para nós”.
“Isso motiva nossos atletas, além de apresentar para todo o Brasil os projetos que aqui transformam vidas”, continua o diretor-presidente. “É um reconhecimento de todo o nosso trabalho, e com certeza enche Mato Grosso do Sul de orgulho”, conclui o diretor-presidente.
De acordo com a vice-presidente da CBCa, Luciana Costa, a recepção para quem veio de fora foi calorosa. “Temos aqui vários atletas de todo o Brasil, incluindo campeões e medalhistas mundiais. Fomos muito bem recebidos em Mato Grosso do Sul, e estamos muito felizes por esse evento estar acontecendo por aqui”.
O medalhista de ouro na Paralimpíada de Tóquio-2020, Fernando Rufino, deu as primeiras remadas no lago do Parque das Nações Indígenas. Para o sul-mato-grossense retornar para onde tudo começou é uma oportunidade especial. “É um lugar maravilhoso, onde comecei e inspirei muitas pessoas. Fico muito feliz de ver Campo Grande recebendo uma prova deste nível. Muita alegria também de ter amigos visitando pela primeira vez o meu estado. Estou em casa”.
Contemplado pela Bolsa Atleta, Fernando Rufino foi o vencedor da eliminatória dos 200 metros na classe VL2 (canoa), com a marca de 55s420, nesta sexta-feira (25). No sábado (26), o paratleta disputará a final dos 200 metros KL2, de caiaque.
O atleta Giovane Vieira visita e compete em Mato Grosso do Sul pela primeira vez e relata suas impressões. “Estrutura incrível aqui em Campo Grande, receberam muito bem os atletas”, destaca. Giovane venceu suas duas eliminatórias: os 200 metros da classe VL3, mesma prova em que foi medalhista de prata na Paralimpíada, e também na KL3.
Alguns atletas já garantiram até mesmo o pódio como os competidores da classe VL1 masculino, em que o carioca Carlos Glenndel Moreira conquistou a medalha de ouro. O campo-grandense Lucas Ortiz ficou com o segundo lugar, enquanto o beneficiário do Bolsa Atleta, Roberto Pellin, garantiu o terceiro.
Confira imagens da competição:
Notícias mais lidas agora
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
- Idoso morre após se engasgar com pedaço de carne no Centenário em Campo Grande
- Fotógrafo fez vítima olhar fotos com ‘reações’ a abuso sexual em estúdio de Campo Grande
Últimas Notícias
Justiça absolve bombeiros presos após ‘farra’ em hotel no interior de MS
Bombeiros em estágio probatório estavam de serviço na cidade quando os fatos ocorreram
Deputados aprovam Lei Orçamentária Anual no valor de R$ 26,4 bilhões para 2025
Aprovação fez parte da Ordem do Dia da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul)
É lançado edital que visa promover a cultura geek e nerd no MS
As inscrições começam em 13 de dezembro deste ano, e seguem até 25 de janeiro de 2025
Aliançados bate o martelo, fecha unidades e decide individualizar administração
Denúncia foi feita por ex-membro da comunidade à reportagem do Jornal Midiamax
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.