A estimativa era imunizar contra a gripe cerca de 100 mil pessoas do grupo de risco, como os idosos e trabalhadores da saúde, entretanto, desde o dia 4 de abril, apenas 14,5 mil moradores foram vacinadas em . A Prefeitura Municipal emitiu um alerta devido à baixa procura.

Segundo o levantamento, a campanha de vacinação já está na segunda etapa e deve durar até o dia 2 de maio, destinada exclusivamente para os dois maiores públicos alvos, onde somam mais de 158 mil pessoas a serem imunizadas, e a segunda entre os dias 03 de maio e 03 de junho.

“Mesmo com plantão de vacinação aos finais de semana, e neste último feriadão, a busca pela vacina ainda está muito abaixo do esperado. Tivemos uma atípica entre o final de dezembro e começo de janeiro, algo que nunca tínhamos presenciado, já que os casos de Influenza crescem, normalmente, entre maio e agosto, meses que as temperaturas são mais amenas”, disse o secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho. 

Conforme o município, os dois grupos ainda não batem 90% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde no ano passado. O total de óbitos por Influenza na Capital somente em 2022 supera o registrado no período anterior à pandemia de Covid-19, totalizando 29 casos.

Vacina da Gripe

Dentre os idosos, 13.256 buscaram pela vacina, o que corresponde a pouco mais de 10% do público total. Em relação aos trabalhadores da saúde, o é ainda mais preocupante, visto que apenas 4,39% do total se vacinou, sendo 1.306 doses aplicadas até a manhã desta segunda-feira (18).

O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde da prefeitura, das 7h30 às 11h e de 13h às 16h45. Os profissionais de saúde que buscam pela vacina devem comprovar vínculo com empresa do ramo ou apresentar documento que comprove ser atuante na área, como o registro em conselho, por exemplo.