A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de promoveu caminhadas em trilhas na APA (Área de Proteção Ambiental) do Jupiá com alunos da Rede Municipal de Ensino. No passeio realizado, participaram alunos de 4 a 5 anos da Municipal General Nelson Custódio de Oliveira e estudantes de 14 e 15 anos da Escola Estadual Padre João Thomes.

O objetivo é demonstrar os recursos ecológicos da região como as diferentes espécies arbóreas, os animais existentes e a importância da preservação, de modo a despertar a conscientização ambiental dos estudantes. As visitas foram guiadas pelo biólogo da secretaria Flávio Fardin.

“É muito importante trazer esta conscientização para as futuras gerações, uma vez que serão estas crianças e adolescentes que continuarão o trabalho de cuidado com a nossa natureza. Esta aproximação entre Meio Ambiente e é de extrema relevância, pois, a criança tende a multiplicar este conhecimento em casa e com os amigos”, explica Fardin.

A professora Marjorie Póvoas da Escola Estadual João Thomes argumenta que o contato dos alunos com a natureza é muito positivo e saudável, além de proporcionar o conhecimento sobre a biodiversidade do local.

O professor da Escola Municipal General Nelson Custódio de Oliveira relata que além do conhecimento sobre preservação ambiental, também foi possível ofertar uma atividade física e trabalhar outras dificuldades das crianças.

As visitas na área de preservação só são permitidas mediante autorização e acompanhamento dos técnicos da secretaria, de acordo com o biólogo. “A unidade de ensino que estiver interessada em realizar estas caminhadas com os alunos, pode entrar em contato com a nossa Secretaria pelo telefone (67) 3929-1248 e agendar a visita com pelo menos 15 dias de antecedência”, esclarece Flávio Fardin.

Foto: Divulgação/PMTL