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Cotidiano

Alunos de escola pública participam de projeto de escavação e arqueologia em MS

O projeto nasce da necessidade de identificar, reconhecer e valorizar aspectos da ancestralidade sul-mato-grossense
Mariane Chianezi -
Foto: Divulgação

Estudantes do 6º ano do da Gabriel Vandoni de Barros, em , estão participando do Projeto Integrador História e Ciências – Escavações Arqueológicas (Corumbá e ).

A partir da Base Nacional Comum Curricular de Mato Grosso Do Sul, que versa sobre a autonomia do estudante, “a autoria está associada aos processos de produção científica na , por parte dos sujeitos que estão no curso da aprendizagem P17”, enfatiza diretora Rosangela Olarte. 

“Desta forma este projeto propõe a integração entre a arqueologia, história e ciência, onde os alunos terão a oportunidade de vivenciar didaticamente e na prática, observando através de sua semiótica processos metodológicos que comprovam pesquisas científicas, tanto na área da ciência, como na história de e forma autônoma”, relata coordenadora de práticas inovadoras Rosángela Santos.  

História e Ciências Escavações Arqueológicas

O projeto nasce da necessidade de reverenciar, identificar, reconhecer e valorizar aspectos da ancestralidade sul-mato-grossense, mais especificamente na região do maciço do Urucum (Corumbá e Ladário). Nos livros didáticos os alunos aprendem a ancestralidade dos seres humanos de forma geral e genérica.

Observando isso, através das habilidades da BNCC MS surge a oportunidade do aluno aprender mais sobre os antepassados de sua própria localidade. “Além disso, atrelado está a integralidade da história e ciência, onde os alunos observam que não há isolamento entre a ciência humana e biológica, mas que ambas se complementam e dão sentido em suas aprendizagens”, menciona professora de História Mariangela Alves de Arruda.

Ancestralidade

A proposta é de aprofundamento em um recorte do contexto de estudo sobre a ancestralidade na região de Corumbá e Ladário. Terá como base o diálogo interdisciplinar com produções científicas na área de arqueologia, história e ciências de uma forma didática, respeitando a série e fase da turma do 6º ano.

“Essa aula prática e inovadora favorecerá a aprendizagem do aluno no que visa sua semiótica através da pedagogia de forma empírica. Os alunos farão mapeamento de espaços ocupados pelas populações originárias, de forma teórica e prática (no contexto escolar) identificando e analisando os registros deixados pelos ancestrais de nossa região e, sobretudo, aprenderão a interpretar, reconstituir, valorizar suas histórias e culturas”, pontua a professora de ciências Carolina Meneghin Botezelli.

Os estudantes terão contato com os restos do passado, através de pesquisas e artigos bibliográficos e farão artefatos arqueológicos, fósseis em gessos e argila e escavações dos sítios da região de forma representativa, “tudo que faz parte do conjunto de elementos que constituem a cultura de Corumbá e Ladário MS, no que diz respeito a ancestralidade do local”, lembram as coordenadoras Glaucia Regina Monteiro da Costa e Celly Mauriense.

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