Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Alívio’: Para conseguir trabalhar, mães comemoram vagas em Emeis de Campo Grande

Mais do que acesso à educação, vagas nas Emeis podem representar muito mais para mães e responsáveis
Fábio Oruê -
emei
Emei no Bairro Aero Rancho (Foto: Arquivo/Jornal Midiamax)

Para mães e pais que não têm uma rede de apoio e precisam trabalhar, uma vaga em uma (Escola Municipal de Infantil) pode significar o sustento de toda uma família. Por isso, a oportunidade tem uma disputa acirrada em .

Série de reportagens que o Jornal Midiamax publica nesta semana revela o drama das famílias que dependem do poder público e se desdobram como podem para garantir o cuidado dos filhos e a renda de casa.

A empreendedora Sheila Nascimento, de 40 anos, é uma das responsáveis por crianças de até 5 anos que comemorou uma vaga em Emei, no Bairro Santo Antônio. “Foi um alívio [conseguir uma vaga]. A Ana fica na creche desde 1 ano e meio; se não eu não dou conta de trabalhar”, conta ela ao Jornal Midiamax.

Ela é mãe da Ana Beatriz, de 3 anos, do Miguel, de 7, da Fernanda, de 12, e da Ariane, de 16. “Todo final de ano eu já fico de olho quando abre para rematrícula para não perder as vagas”, relata. Atualmente, Sheila tem uma empresa de vendas de roupas e precisa ficar ‘na rua’ para vender, já o marido é eletricista e trabalha o dia todo.

A listagem dos contemplados com vagas nas Emeis, para o ano letivo 2023, saiu no dia 1º de dezembro, divulgada pela  (Secretaria Municipal de Educação). Entretanto, a efetivação das matrículas acontece diretamente na unidade onde o aluno foi designado. A lista está disponível, clicando aqui.

reme
Alunos da Reme (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

‘Não sei o que ia fazer’

Quem também comemora a vaga em uma unidade é a auxiliar de serviços gerais Ana Cristina Rodrigues, de 34 anos. A mãe da Iara, de 2 anos, e do Igor, de 10, sai para trabalhar às 5h e conta com ajuda para cuidar das crianças.

“Minha mãe leva as crianças na escola. Se não tivesse a creche, eu não sei o que ia fazer. Minha mãe é de idade, não dá para ficar cuidando de criança pequena”, relata à reportagem. Afinal, ela, que mora no Bairro Santa Luzia, é mãe solo e tira do trabalho, no Tiradentes, o sustento da família.

“Eu fiquei desempregada na pandemia e conseguia cuidar dela [a filha caçula]. Consegui um serviço, mas não tinha com quem ela ficar”, diz ela, que recorreu a uma vaga na Emei para conseguir trabalhar ‘tranquila’.

De acordo com a Semed, Campo Grande possui 106 Emeis e 99 escolas de ensino fundamental distribuídas por todo o município.

emei semed
Emei em Campo Grande (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Nova listagem da Emei

A segunda listagem das vagas nas Emeis será divulgada no dia 11 de janeiro de 2023 e os responsáveis terão até o dia 17 de janeiro para efetivar a matrícula da criança na unidade. Além disso, as duas listas serão divulgadas no site, onde também pode ser feito o cadastro para solicitar vaga em Emei, realizado durante o ano todo.

Para solicitar uma vaga, primeiramente o responsável deve fazer o cadastro no banco de dados da Prefeitura. Depois, basta, acompanhar ou atualizar as informações através da área do candidato.

Novos alunos

A Semed estabeleceu 11 de janeiro para o início da última etapa de matrícula de alunos novos. A inscrição pode ser feita em qualquer momento do ano letivo. Clique aqui para acessar o cadastro na plataforma Matrícula Online.

semed alunos
Alunos da Reme (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Para os alunos novos não haverá período específico para o cadastro, que pode ser feito a qualquer momento durante todo o ano letivo. Além disso, a designação dos alunos novos acontece em até dois dias úteis, e o mesmo prazo para a efetivação pelos responsáveis na unidade escolar.

Todas as cinco escolas urbanas de tempo integral estão com vagas disponíveis no mesmo processo, sem edital nem critérios de distância, democratizando o acesso ao pleito a todos os interessados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em celebração dos 45 anos de curso, veteranos de Artes da UFMS se emocionam ao lembrar de colega falecido

Belo abandona o loiro e faz mudança radical para novela da Globo: ‘Envelheceu’

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Últimas Notícias

Trânsito

Idoso morre nove dias após sofrer acidente com bicicleta elétrica em MS

O idoso estava internado na Santa Casa de Campo Grande

Polícia

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Acidente ocorreu na noite desta sexta-feira (18)

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Funtrab oferece mais de 790 vagas na próxima segunda-feira

Vagas são em diversas áreas e níveis de especialização

Cotidiano

Içamento de vigas é concluído com antecedência e trânsito na BR-163 é liberado

Finalização das bras estavam previstas para o domingo (20)