Em agosto, mês historicamente marcado pelo tempo seco e fortes, a semana foi atípica em . Com chuvas intensas, pelo menos 11 municípios do Estado já ultrapassaram a média de chuvas esperada para o mês. Em choveu nesta semana 52,6 milímetros, 68% acima da média de agosto que é de 31,4 mm.

Os dados são do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do de Mato Grosso do Sul e mostram que baseado em 45 municípios analisados, a média é de 40 mm de chuva em agosto. Em choveu 30,8 mm até agora, o que representa 70% o que é esperado para o mês todo.

Em Três Lagoas choveu até agora 20,2 mm e a média histórica é 21 mm, já em chove normalmente 40 mm em agosto e neste ano já choveu 61,2 mm, o que representa 53% acima da média.

Levantamento de chuvas do Cemtec/MS
Tabela mostra quanto choveu nos municípios essa semana

Vem mais chuva por aí

Na próxima semana a chuva e o frio devem dar as caras novamente. De acordo com a previsão do tempo do Cemtec/MS, há probabilidade de chuva com acumulados de até 60 a70 mm, no extremo sul do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de até 40 mm até o dia 26 de agosto.

As chuvas devem se concentrar entre os dias 17 e 19 de agosto de 2022, mesmos dias em que uma frente fria avança por Mato Grosso do Sul, com mínimas entre 5 e 10°C no centro-sul do Estado.