“Bom dia, o sol já nasce lá na fazendinha”. Basta acessar a página do Instagram da Associação de Moradores do que o internauta se depara com a famosa infantil. A trilha sonora contagiante que embala os stories calha com a alegria dos moradores. E tudo isso tem um porquê.

O motivo da felicidade é o mesmo que muitos outros moradores de bairros afastados sonham: o de colocar fim ao poeirão no tempo seco e lamaçal em tempo chuvoso com o asfalto, que começou a ser implantando em agosto de 2021. Sonho este que está se tornando realidade para os moradores do Rita Vieira, que promovem até ‘reality show' nas .

Se depender da moradora Yara Freitas, o bairro já é primo do programa ‘mais vigiado do Brasil'. A empolgação com o fim da ‘fazendinha', como é conhecida a região, é tamanha que faz ela acordar e ir dormir registrando o dia a dia dos operários da prefeitura.

O trabalho é documentado através da página do Instagram, onde mostra a evolução do longo e sonhado tapete de malha. A alegria é tanta, que até o cheiro do cimento asfáltico se torna atraente: “Oh o cheiro do piche […] olha que benção. Pensa o entusiasmo, né? Que coisa mais linda, que delícia”, comemora a moradora.

Logo que o sol raiou os primeiros registros do chão com malha apareram e a trilha sonora da ‘fazendinha' embalando as postagens. “O pessoal está ali com força total. Estão terminando a Adeir Ávila para finalmente chega o asfalto. E eu já estou feliz, só de estar assim”, comenta sobre a aplicação do cimento asfaltico.

A chegada do asfalto

Apelidado por muitos de “Rita Poeira” – mas não por muito tempo – o Bairro Rita Vieira vem aos poucos conquistando o status de área nobre de , principalmente após os investimentos no tão sonhado asfalto para os moradores.

A grande porção de terra que inicialmente se transformou em loteamento residencial após o filho da mulher que leva o nome do bairro, o fazendeiro Zacarias Vieira de Andrade deu espaço a pessoas, em substituição as suas vacas leiteiras, em meados do ano 1985.

A frente de obras chegou até o bairro em agosto de 2021 e o ‘evento' virou até reportagem especial do Jornal Midiamax na época. Moradores antigos da região conversaram com a reportagem e contaram sobre a expectativa com a chegada da pavimentação e sonho de que a região conquistasse status de nova área nobre.