Você viu? Confira fotos da superlua rosa registradas em Mato Grosso do Sul
Fenômeno foi observado na noite de segunda-feira (26)
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quem olhou para o céu na noite de segunda-feira (26) observou um fenômeno raro conhecido como Superlua Rosa. O fenômeno ocorre, pois a Lua entrou no seu perigeu, ou seja, o ponto de máxima aproximação com a Terra.
Se você esperava ver a lua da cor rosa, se decepcionou. Na verdade, trata-se de uma Lua cheia normal e só recebeu esse nome que tem origem de tradições americanas e não se trata de algo cientifico.
Mesmo assim, muitos moradores em Mato Grosso do Sul aproveitaram para registrar o fenômeno e compartilharam os registros. “Eu esperava ver rosa, mas li a reportagem e agora entendi, muito legal, está realmente muito bonita hoje”, comentou Laryssa William.
A leitora Rayane Gomes concorda: “A lua está radiante hoje, muitoo linda”, postou. Confira abaixo algumas fotos da superlua rosa:
O registro abaixo foi feito por Adilson Souza em Terenos: “Perto da minha casa. Tirei perto das 17h40, pois ela estava mais brilhante”.
Porque superlua?
astrônomo do Observatório Municipal de Campinas, Julio Lobo, explica que o termo superlua se popularizou nas redes sociais, mas não é utilizado no meio cientifico. “Os astrônomos não usam a palavra superlua. Falam apenas de Lua no perigeu. Mas, principalmente com as redes sociais, esse termo viralizou. Na verdade, foi criado por astrólogos”.
Quando está no perigeu, a Lua nos parece até 15% maior e 30% mais brilhante. Isso pode ocorrer em qualquer uma das fases; se coincide com a Lua cheia, temos a chamada superlua, um termo controverso.
E a cor rosa?
Aí está outo termo que é mais popular do que cientifico, a Lua cheia de abril é chamada de “rosa” por povos nativos norte-americanos, pois marca a chegada da primavera no Hemisfério Norte. No Sul iniciamos o outono, mas as isso não quer dizer que a Lua estará de fato rosa ou de qualquer outra cor; é somente uma metáfora.
“Ao nascer, a Lua pode ficar amarelada, alaranjada ou até vermelha (ou rosa), depende somente das condições atmosféricas do lugar de onde olha. Não tem a ver com a época do ano”, explica Araújo. “É sempre um belo espetáculo ver a Lua cheia nascendo, mas esses nomes têm origem cultural, e não astronômica”.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.