Condutores podem conseguir desconto de até 40% no pagamento de multas cadastradas no (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). 

Isso é possível graças ao SNE (Serviço de Notificação Eletrônica), do (Departamento Nacional de Trânsito), que funciona como um aplicativo para celular, que o usuário baixa em seu smartphone e realiza um cadastro em seu primeiro acesso, informando seu CPF, e-mail, Registro da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o Código de Segurança. Assim, ele estará apto a verificar se há multas registradas em seu nome pela ferramenta.

O cadastro também é possível para pessoa jurídica proprietária de veículos.

O Detran-MS já aderiu ao processo desde 2019, para que os condutores tenham acesso ao benefício. 

Para consultar as infrações e obter o desconto, o condutor precisa estar habilitado no CNH Digital. Em seguida, basta acessar a aba “Infrações” e optar por infrator ou veículo. Ao abrir, automaticamente o aplicativo dá a opção de aderir ao SNE e obter o desconto, basta seguir as instruções.

Para incentivar o uso do sistema, é possível pagar a multa com 40% de desconto até a data de vencimento. Entretanto, a pessoa precisa abrir mão da defesa prévia ou recurso contra a autuação.

Porém, existe a possibilidade do pedido de desconto ser negado. Cada infração será verificada pelo órgão autuador para checar a adequação do pedido às regras e condições estabelecidas no CTB para obtenção do desconto.