Cotidiano

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda; confira quem pode se vacinar na 1ª fase em MS

Primeira fase de imunização será de 12 de abril a 10 de maio

Karina Campos Publicado em 12/04/2021, às 07h32 - Atualizado às 07h40

Pacientes devem respeitar intervalo de 15 dias para vacina de coronavírus e da influenza
Pacientes devem respeitar intervalo de 15 dias para vacina de coronavírus e da influenza - (Foto: Leonardo de França, Midiamax)

Começa nesta segunda-feira (12) a primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe H1N1, em Mato Grosso do Sul. De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a meta é vacinar cerca de 1 milhão de moradores do grupo prioritário até o fim da imunização, além de evitar complicações da doença e colapso em hospitais do Estado, que já enfrentam o combate a Covid-19.  

Nesta primeira etapa devem se vacinar crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde. “As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do Coronavírus”, disse o secretário da pasta, Geraldo Resende.

Já na segunda fase, que será de 11 de maio a 8 de junho, serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos e professores. A terceira etapa da vacinação será de 09 de junho a 9 de julho e serão vacinados indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

Como a campanha de vacinação contra influenza é simultânea com a imunização contra covid, a recomendação é que os pacientes não tomem as duas vacinas, priorizando a de coronavírus nos grupos prioritários. O moradores também deve agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.

Confira o cronograma:

Jornal Midiamax