O Prajur (Núcleo de Prática Jurídica) do curso de da está atendendo gratuitamente à população de Campo Grande. Em função da pandemia, o serviço é oferecido, preferencialmente, de forma remota, de segunda a sexta, das 08h às 18h. O agendamento pode ser feito pelo telefone 67 98426-2023.  

Segundo a instituição, para ter acesso à gratuidade, é realizada triagem socioeconômica e análise do enquadramento aos parâmetros legais para beneficiários. No local, estudantes do curso de Direito, sob supervisão dos professores, prestam assistência jurídica especialmente sobre a parte Criminal, Consumidor, Civil e Direito de Família, em que cerca de 80% das ações envolvem situações de guarda, divórcio, pensão alimentícia, acordos sobre visitas, partilhas de bens e execução de pensão não paga.   

O coordenador do Prajur, advogado e professor do curso de Direito, Caio Moreno Rodrigues Sampaio, explica que o atendimento inicial é feito por telefone, e caso haja necessidade, é agendado uma consulta presencial, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19. “As audiências estão sendo virtuais, com consultas e informações sobre processos sendo atendidos por telefone”, diz.  

Além de oferecer assistência jurídica gratuita, o Núcleo tem como objetivo proporcionar desenvolvimento educacional aos estudantes por meio do contato com a realidade prático-profissional.