Cotidiano

UFMS está entre as melhores universidades da América Latina pela 2ª vez

Ranking composto por 177 instituições classificou apenas 4 universidades do Centro-Oeste

Felipe Ribeiro Publicado em 15/07/2021, às 17h11

Estabelecimento foi reconhecido como a 126ª melhor universidade latina
Estabelecimento foi reconhecido como a 126ª melhor universidade latina - (Foto: UFMS)

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi classificada como uma das melhores universidades da América Latina, numa relação com 177 instituições. É a segunda vez que o estabelecimento de ensino figura entre as melhores do ranking Universidades da América Latina 2021.

No Centro-Oeste, foram elencadas UnB (Universidade de Brasília), UFG (Universidade Federal de Goiás), UFMS e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). O resultado é baseado nos dados coletados do World University Rankings, que trouxe indicadores referente ao ano de 2019.

“É uma satisfação ver a nossa UFMS listada entre as melhores universidades da América Latina. Isso demonstra o compromisso da nossa comunidade universitária em oferecer excelência no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação e no empreendedorismo. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a internacionalização”, comemorou o reitor da UFMS, Marcelo Turine.

A Times Higher Education (THE), entidade organizadora do ranking, avalia as instituições com base em 13 indicadores de performance.

Tais elementos avaliativos compõem cinco áreas: ensino, pesquisa, citações em pesquisas, internacionalização e renda oriunda da indústria por meio da transferência de tecnologia produzida nas universidades.

Segundo a diretora de avaliação institucional, Caroline Pauletto, a colocação da UFMS ficou em 126º lugar.

“A UFMS vem mantendo a posição já conquistada no ano de 2020, ou seja, mantém a posição de número 126 no ranking das melhores universidades da América Latina e, consequentemente, das melhores universidades do Brasil”, afirmou a diretora.

Jornal Midiamax