Cotidiano

UEMS lança guia de condutas e prepara retorno presencial de forma gradual

Instituição quer garantir segurança de servidores e alunos

Gabriel Maymone Publicado em 18/09/2021, às 18h18

Unidade da UEMS em Campo Grande
Unidade da UEMS em Campo Grande - Divulgação

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) lançou o guia de retorno das atividades presenciais,  que tem por objetivo organizar e recomendar medidas a serem tomadas pelos campis da instituição na retomada gradual do expediente administrativo, bem como de atividades específicas durante a pandemia da covid.

A principal premissa do Guia institucional da UEMS estabelece que o retorno das atividades presenciais será realizado de acordo com as condições sanitárias e a evolução da cobertura vacinal, sendo guiado pelo conhecimento científico e por orientações das autoridades sanitárias nacional, estadual e municipais.

O documento segue as orientações do Plano de Biossegurança da UEMS, desenvolvido sob responsabilidade do CAUES UEMS e que se encontra disponível para acesso AQUI. . 

A vice-reitora da UEMS, Celi Correa Neres, que também é a presidente do Comitê Multidisciplinar de Ações de Urgências e Emergências em Saúde, informa que, depois de um longo período com atividades presenciais suspensas, a Universidade efetiva seu retorno presencial, de forma gradual e cautelosa. "O referido Guia estrutura bases seguras para o retorno das atividades presenciais em nossas Unidades Universitárias com foco no atendimento ao público e com respeito aos protocolos de biossegurança vigentes. Fizemos um trabalho de planejamento de modo detalhado e trabalhado a muitas mãos", detalha Celi. 

Ela ainda esclarece que o documento foi trabalhado juntamente com as pró-reitorias da UEMS, visando garantir a execução de atividades de técnicos, docentes e discentes nas Unidades Universitárias. "Parabenizo toda a equipe de nossa instituição envolvida com a elaboração do Guia de Retorno das Atividades Presenciais da UEMS, pois com este documento poderemos voltar a executar ações específicas de Ensino, Pesquisa e Extensão em nossa Universidade. Fora as ações específicas presenciais, prosseguimos com a vigência de aulas remotas aos nossos estudantes".

Um pouco mais sobre o Guia

Uma das colaboradoras do Guia, a técnica Diana Figueiredo de Santana detalha que o documento foi construído e orientado considerando as atividades presenciais em 3 (três) dimensões, sendo elas: Biossegurança; Estratégias de Acolhimento e Apoio; e Acadêmico- Pedagógica. 

Ela explica que além de critérios para a retomada das atividades presenciais, medidas de proteção e prevenção à Covid-19 nos diversos cenários da instituição: atividades administrativas, atividades de ensino e extensão, atividades em laboratórios de pesquisa e trabalhadores e serviços terceirizados, "tentamos detalhar como cada atividade será retomada levando em consideração o mapeamento de risco de cada município dado pelo Programa Prosseguir do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul (PROSSEGUIR) em relação ao avanço da vacinação da comunidade universitária". Nossa preocupação foi em construir um material de fácil compreensão tendo em vista a segurança, o bem-estar físico, mental e social dos estudantes e dos servidores, finaliza a servidora da PRODHS.

Jornal Midiamax