Trabalhadores do comércio serão voluntários para eliminar focos de dengue em Campo Grande
Representantes do setor comercial participam de campanha e Sesau fará ‘checklist’ para ajudar a eliminar o mosquito
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a chegada da temporada de chuva, autoridades de saúde já se preocupam com a dengue em Campo Grande. Há dois anos, a Capital viveu uma epidemia, e planeja uma série de ações para evitar casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Uma das estratégias é mobilizar profissionais do comércio, que atuarão como agentes de saúde voluntários. Eles ficarão de olho nos criadouros do mosquito nos estabelecimentos e devem acionar equipes para eliminação dos focos.
A estratégia da campanha foi divulgada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) nesta sexta-feira (29). O titular da secretaria, José Mauro Filho, reforça que a população não deve se esquecer da dengue e a expectativa é que Campo Grande tenha um ano tão bom quanto o ano passado: sem epidemia.
“Há necessidade de lembrar a população de fiscalizar os terrenos, lembrar que os materiais inservíveis devem ser descartados em locais adequados e não em terrenos baldios”, frisa.
O secretário de saúde explica que a campanha conta com a participação do setor empresarial, incluindo os representantes do comércio como a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas). Ele afirma que os profissionais do comércio poderão atuar como colaboradores voluntários.
“Temos o projeto de que iremos qualificar agentes, o setor do comércio tem mais de 150 mil pessoas em Campo Grande. Se tiver uma pessoa em cada comércio fiscalizando, para que se evite ter calhas entupidas, criadouros do mosquito, podemos eliminar esses criadouros e ter a redução dos números da dengue”, disse José Mauro Filho.
O titular da Sesau reforça que será formulado um ‘checklist’ para auxiliar nas notificações dos criadouros da dengue. “Ou seja, se [o voluntário] encontrar focos nessas unidades, ele vai chamar os coordenadores de vetores para eliminação dos focos”.
O Dia D da campanha de combate ao mosquito da dengue está programado para novembro. A Sesau ainda deve preparar terrenos que serão equipados para o descarte adequado de resíduos, como sofás, televisões velhas e pneus, por exemplo. O objetivo é evitar descartes inadequados, que favorecem a criação do mosquito.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino de 9 anos que matou 23 animais foi à inauguração de fazendinha na véspera do massacre
- Álcool e corante: Trio é preso por fabricação e venda de perfumes falsificados em Campo Grande
- VÍDEO: Câmeras flagraram agressões ao cantor Begèt de Lucena próximo a bar de Campo Grande
- Dona de bar é espancada e estuprada por falso cliente: ‘Deixa eu fazer tudo, senão vou te matar’
Últimas Notícias
Funcionários do IBGE fazem paralisação
A categoria organizou um ato pela manhã na região central do Rio de Janeiro
Com registros criminais, motos são apreendidas em Campo Grande
Polícia Civil apreendeu três motos com registros criminais em Campo Grande
Inflação sobe em setembro em todas as faixas de renda, aponta Ipea
Entre as famílias de renda mais alta, o índice aumentou de 0,13% para 0,33% no período
PRF apreende 68 Kg de cocaína e 17 Kg de skunk em Miranda
Durante a abordagem, ele disse que não possuía documentos e que o carro estava irregular
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.