Para auxiliar estudantes, servidores e visitantes, totens digitais “Sou UFMS” para acesso a informações da Universidade foram instalados nos quatro setores da Cidade Universitária. Seis links são acessíveis por meio deles: o Portal UFMS, os portais de ingresso e de pós-, a Carta de Serviços ao Usuário, o Guia do Estudante e o mapa do campus de .

Os pontos de acesso estão distribuídos pelos quatro setores

Pensando na experiência dos usuários, a utilização é simples e intuitiva, basta apenas tocar nos tópicos e navegar. “A navegação é muito simples e fácil, o que proporciona uma experiência agradável. Toda a configuração foi feita pela equipe da Agetic. E eles ficaram bonitos visualmente e destacam os canais de comunicação da nossa Universidade. Todo esse esforço de comunicação para fazer chegar a informação de forma efetiva e rápida”, afirma a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Pinheiro.

Os totens digitais são parte do processo de transformação digital da instituição, que usa a tecnologia para garantir transparência, agilidade e informação à comunidade universitária e sociedade em geral. “Um material digital é mais fácil de ser atualizado do que um panfleto, um folder, etc. Dentro desse contexto, havia uma necessidade das pessoas se localizarem e acessarem os conteúdos disponíveis. Então surgiu a ideia de instalar o totem digital Sou UFMS em pontos estratégicos da Cidade Universitária e também nos câmpus”.

No momento, 13 pontos de acesso à informação já estão instalados, em locais como o Corredor Central, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, o Instituto de Química, os complexos multiuso, entre outros. “A distribuição foi pensada em locais com maior visibilidade e, em épocas normais, com maior fluxo de pessoas, cobrindo todos os quatro setores da Cidade Universitária”, conta Rose.

Segundo o diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), Luciano Gonda, a ideia para os pontos de acesso surgiu em 2019, na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em que a Universidade recebeu muitos visitantes. Além disso, a implementação foi facilitada após os monitores serem doados à Universidade. “A UFMS recebeu, na forma de da Receita Federal, monitores de tela touch que possibilitam facilmente que o usuário possa se localizar. De posse dos monitores, a Agetic fez a configuração de um mapa de localização e dos serviços disponíveis para que a comunidade acadêmica pudesse se localizar e acessar os principais serviços da UFMS”, comenta Gonda.

A digitalização de informações como as disponíveis nos totens contribui na redução da produção de papel e de materiais descartáveis, em consonância com o programa UFMS Sustentável. Além disso, conforme aponta o diretor da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves, sustentabilidade não se restringe apenas à temática ambiental, mas também às áreas social e econômica.

Cada campus terá seu próprio mapa disponível nos totens

“A Política de Sustentabilidade da UFMS prevê, dentre os seus princípios, a ‘atuação responsável', que é o estímulo e apoio à adoção de práticas sustentáveis. Os totens digitais são instrumentos de integração dos usuários à Universidade, atendendo não só a Política de Sustentabilidade da UFMS, como também o Plano de 2020-2024. O eixo número 4 deste plano, ‘Acessibilidade Comunicacional e Informacional', prevê como meta a garantia da acessibilidade informacional na UFMS e, dentre as ações para alcançá-la, temos a instalação de totens digitais acessíveis com mapas e informações para todos os usuários. Os totens farão com que comunidade acadêmica e os usuários externos, possam ter acesso às informações sobre a UFMS de forma rápida, eficiente e informatizada, a qualquer momento, não havendo a necessidade de impressão de folhetos ou mapas”, explica Leonardo.

Dois totens ainda serão instalados em Campo Grande, totalizando 15 pontos, e o próximo passo é disponibilizar a novidade para todos os nove câmpus da UFMS. (Informações da assessoria)