O que continua proibido? 

Conforme determinação do Governo do Estado, a realização de eventos, reuniões e festividades em clubes, salões e centros esportivos com participação de mais de 50 pessoas e sem o distanciamento social mínimo de 1,5 metro está proibida.

O que pode funcionar durante o

Conforme determinação do decreto, durante o toque de recolher somente é permitida a circulação de pessoas e de veículos em razão de trabalhos para a manutenção de serviços públicos indispensáveis à vida e à segurança, bem como em caso de emergência ou urgência. 

Além disso, durante o toque de recolher, podem funcionar serviços de saúde, serviços de transporte, de fornecimento de alimentos e medicamentos por meio de delivery, farmácias ou drogarias, funerárias, postos de combustíveis, indústrias, restaurantes localizados em rodovias, hotéis e pousadas. 

Durante o toque de recolher, os supermercados podem continuar com as portas abertas, desde que não permitam o consumo de alimentos e bebidas no local. Além disso, somente é permitido o acesso de uma pessoa por família. 

Funcionamento do comércio, bancos e lotéricas

Com o novo decreto, as medidas restritivas foram afrouxadas e a maioria dos serviços pode voltar a funcionar desde que respeitem o toque de recolher. O comércio, que ficou fechado na última semana, reabre as portas a partir desta segunda-feira (5). Os restaurantes que estavam funcionando somente com pegue e leve ou delivery também podem voltar à normalidade e atender os clientes. Porém, é preciso ficar atento às normas de biossegurança. 

Os bancos e lotéricas, que também estavam fechados, voltam a atender a população a partir desta segunda em Mato Grosso do Sul.