A maior produtora de cerveja do Brasil, a Ambev, anunciou que o

Para os dois, o aumento vai pesar no bolso, mas não será motivo para diminuir a quantidade de bebida ingerida. “É mais uma coisa para pesar no orçamento. Carne e transporte estão caros, agora a bebida. O salário não acompanha, mas não vamos diminuir ainda não”, pontuaram.


Cervejas ocupam os maiores espaços nas gôndolas de mercados – Foto: Marcos Ermínio / Midiamax

Conformado, Eder Gomes, 40, já estava por dentro do reajuste no preço da cerveja e reclamou. “O problema é que só o salário não aumenta, mas é a realidade, tudo aumenta. Temos que nos acostumar e nos adaptar”, comentou.

Diante do cenário de inflação, Eder já cogita diminuir a cervejinha. “O que pode diminuir é parar de tomar aquela só para molhar o bico e tomar em dias de churrasco, mas parar de tomar, não, pois não pesa tanto no orçamento”, finalizou.

Clientela fiel

Do outro lado do balcão, os proprietários de bares e conveniências estão tranquilos com o reajuste. 

É o caso de Márcio José Vieira, que é sócio de uma conveniência. “O cliente reclama um pouco no começo, mas depois ele se acostuma. Ele deixa de comprar a carne de 1ª no açougue para comprar de 2ª, mas não deixa de comprar a cerveja. As pessoas não param de beber, pode mudar a marca, mas parar, não para, não”, observou.


Márcio Vieira acredita que movimento pode cair um pouco no começo, mas depois volta ao normal – Foto: Henrique Arakaki / Midiamax

Dono de uma lanchonete no Centro, Márcio Okama também prevê certa resistência no começo. “Se der uma diminuída [no consumo] vai ser no comecinho, depois o pessoal se adapta e volta a beber normal”, avaliou.

Ainda conforme o empresário, o cliente deixa de comer, mas não de beber. “Antes da pandemia, eu fazia um pagode aqui e a galera deixava de comer. O que ia gastar com comida, gastava tudo em bebida. É igual cigarro, pode ter aumento que for, mas o impacto é só no começo”, prevê.