Pular para o conteúdo
Cotidiano

Terceira dose em MS: é possível escolher fabricante na vacina reforço?

Em Mato Grosso do Sul, mais de 345 mil pessoas já receberam a terceira dose da vacina
Arquivo -

Com mais de 345 mil pessoas vacinadas com a terceira dose da vacina contra a Covid-19, o Governo do Estado e as secretarias municipais seguem ampliando o público para receber a dose reforço. Após completar o ciclo vacinal com a 1ª e 2ª dose, algumas pessoas estão com dúvida se poderão escolher qual vacina tomar na 3ª dose. O Jornal Midiamax foi em busca dessa resposta. 

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), isso não é possível.  O morador deverá tomar a dose que estiver disponível. Porém, a definição é para quem tomou a vacina da mesma fabricante na primeira e segunda dose, deverá tomar a terceira dose de uma marca diferente. 

Em Mato Grosso do Sul, a tem sido destinada como preferência para a terceira dose, tanto para quem tomou ou CoronaVac, realizando assim, a intercambialidade da vacina. A orientação é do Ministério da Saúde, porém a AstraZeneca também tem sido usada da terceira dose. 

Atualmente, na Capital, as pessoas com 25 anos ou mais, que tomaram a segunda dose até o dia 24 de julho, já podem receber a terceira dose da vacina. Em , já foram aplicadas mais de 136 mil doses de vacina para a dose 3.

Benefícios da heterologia

Conforme publicado pelo Jornal Extra em setembro — poucos dias após o início da vacinação da terceira dose em Campo Grande — a literatura médica recente indica benefícios da mistura de vacinas, a chamada vacinação heteróloga. Um estudo espanhol publicado na revista “The Lancet” chama atenção para o aumento da resposta imunológica contra a Covid-19 observado em quem tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca e a segunda da Pfizer.

Realizado com 663 voluntários de 18 a 59 anos, ele apontou eficácia de três a quatro vezes maior do que o da vacinação homóloga (com doses do mesmo imunizante, qualquer que seja). Outra pesquisa, conduzida pela Saarland, na Alemanha, com 250 profissionais de saúde, mostrou que a combinação de diferentes imunizantes garantiu eficácia até dez vezes maior.

A intercambialidade de vacinas é um termo usado para a mistura de marcas e pode ser um poderoso aliado na proteção dos idosos. Além de menos suscetível à proteção das vacinas, a população da terceira idade perde mais rapidamente a imunidade conferida por imunobiológicos.

Segundo especialistas, essas características podem estar contribuindo para uma preocupante retomada no número de óbitos por Covid-19 entre pessoas de 60 anos ou mais, descrita em estimativas recentes da Fiocruz.

Pandemia em MS

Mato Grosso do Sul soma 378.359 casos de Covid-19, com 95 novas confirmações nesta quarta-feira (24). Os registros são referentes aos últimos dois dias, já que o boletim não é mais divulgado diariamente. Foi registrada mais uma morte, conforme boletim epidemiológico do coronavírus da SES (Secretaria de Estado de Saúde). MS tem uma média móvel de 96,6 infectados e 1,4 morte por dia.

Os dados do boletim têm mostrado um aumento na média móvel de casos no Estado. Enquanto a média atual é de 96,6 casos diários, a média de três semanas atrás era de 49 casos — um aumento de 97,14%. Ou seja, em três semanas a média móvel praticamente dobrou. Na segunda-feira (22), a secretária Crhistinne Maymone já havia chamado a atenção para a escalada da doença. “A ciência já demonstrou que a vacina tem eficácia. Mas, se você demora, não toma 2ª ou a 3ª dose, os casos vão aumentar. Se você quer que mantenha a vida normal, tome a vacina”, orientou. 

Com novo óbito, o total de vítimas fatais em MS chega a 9.677 mortes desde o início da pandemia. A morte foi registrada em Anastácio, em um paciente de 75 anos com doença cardiovascular crônica.

A SES também destacou que MS já contabiliza um total de 1.104.633 casos notificados, dos quais 726.050 foram descartados. Há 121 testes em análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e 103 casos sem encerramento pelos municípios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vistoria em presídio frustra ataque contra filho de deputado morto na fronteira com MS

monogamia

Dia dos Namorados e não monogamia: data fomenta debate e expõe ‘novos’ modelos de amar

acidente

Colisão entre duas motos e um carro interdita a Avenida Duque de Caxias

camara ldo

Vereadores de Campo Grande analisam três propostas durante sessão desta quinta-feira

Notícias mais lidas agora

claudinho serra tornozeleira

Justiça nega HC e mantém Claudinho Serra preso por chefiar esquema de corrupção

cPI CONSÓRCIO EX-FUNCIONÁRIOS FROTA

Frota sucateada e condições de trabalho abusivas: ex-funcionários expõem Consórcio Guaicurus

Valores dobraram: Promotoria investiga contrato de Papy com escritório de advocacia

EUA já têm mais tropas nas ruas de Los Angeles que na Síria e no Iraque juntos

Últimas Notícias

Brasil

Suspeitas de fraude fazem Detran-SP afastar 142 despachantes

Pessoas são suspeitas de envolvimento de facilitar práticas ilegais de transferência de veículos no Estado

Cotidiano

Equipe decide interromper buscas por montanhistas desaparecidos no Peru

Operações foram pausadas para garantir a segurança dos envolvidos devido às condições climáticas na montanha

Artigo

Caminhos de Peabiru: Série de documentários de Dakila Pesquisas chega à TV e internet

Por Rogério Alexandre Zanetti, jornalista

Brasil

STF tem maioria para ampliar responsabilização de big techs sobre conteúdos

Votação deve seguir nesta quinta-feira (12)