Cotidiano

Sugestões? Moradores podem opinar sobre prioridades no Município em plataforma virtual

Planurb disponibilizou a plataforma no dia 20 de abril para sociedade sugerir medidas

Mariane Chianezi Publicado em 26/05/2021, às 15h19

None
Divulgação/PMCG

Os moradores de Campo Grande podem sugerir quais deverão ser as prioridades no orçamento do Município para 2022 através de uma plataforma virtual. Desde o dia 20 de abril, a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), tornou público um canal virtual para que sugestões possam ser feitas.

O sistema de votação on-line foi criado em virtude da pandemia causada pela Covid-19, e tem como foco estimular a população campo-grandense a indicar as melhorias que gostariam de ver acontecendo na sua região, com o orçamento para o próximo ano.

Ao todo, o site oferece 33 opções de indicações, como: Academia ao ar livre, Assistência Social (Centro de Convivência de Idosos), Pavimentação Asfáltica, Posto de Saúde – Construção, Saneamento Básico – Esgoto, entre outros. Depois dessa consulta, os Conselheiros Regionais (membros dos 7 Conselhos das Regiões Urbanas de Campo Grande) embasados pela participação da população, votam as principais prioridades de cada região urbana e o resultado da votação é encaminhada aos órgãos competentes para análise.

Para João Tomas Neto, diretor de Gestão Democrática da Planurb, a votação pelo site vem para dinamizar processos internos e, automaticamente, demonstra a preocupação da Secretaria em atender sempre, da melhor forma possível, a população. “Queremos ouvir a comunidade e atingir o maior número de pessoas para atender as propostas de desenvolvimento e melhorias de cada região e dar direcionamento no subsídio ao orçamento municipal de 2022”, afirma Neto.

A Secretaria Municipal de Gestão (Seges) apoia a ação e divulga aos servidores a importância de efetivamente participar desta ação, tendo em vista que os servidores também são munícipes. “O orçamento comunitário participativo existe para que tenhamos um processo de consistência e que se possa atender todas as comunidades da nossa capital. Uma grande iniciativa que precisa ser de conhecimento de todos” pontua o secretário de Gestão, Agenor Mattiello.

Votação pela internet passo a passo

  1. Acesse o link: http://www.campogrande.ms.gov.br/orcamento
  2. Vá ao ícone "PARTICIPE"
  3. Clique em “Clique e faça sua sugestão
  4. Preencha com suas informações. Caso não seja cadastrado, clica em “Cadastrar”

A votação já está aberta desde o dia 20 de abril e segue disponível até 20 de junho de 2021.

Jornal Midiamax