STF nega recurso que tentava suspender a demarcação de terras indígenas em MS
Com a decisão, foi assegurada a permanência dos povos Guarani Kaiowá e Guarani Ñandeva
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou embargos declaratórios apresentados por dois proprietários rurais de Mato Grosso do Sul, que tentavam manter a suspensão da demarcação da terra indígena Arroio Korá, em Paranhos, a 447 quilômetros de Campo Grande. Com a decisão, foi assegurada a permanência dos povos Guarani Kaiowá e Guarani Ñandeva no território de ocupação tradicional, localizado na fronteira.
Conforme divulgado pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a Corte considerou que “é incabível um mandado de segurança para verificar a posse indígena em processo de demarcação de terras”. Nesse sentido, o ministro Roberto Barroso, relator do processo, afirmou que o recurso apresentado pelos proprietários demonstrava mero inconformismo com prévias decisões. O Cimi explicou que o STF revalidou o processo de demarcação que já conta com decreto de homologação, publicado em dezembro de 2009.
“O direito alegado pelos embargantes exige dilação probatória, já que o seu reconhecimento se condiciona à informação de laudo antropológico. Sem a produção de prova nesse sentido, não se afigura possível discutir o decreto homologatório, o qual se baseia nas conclusões alcançadas ao longo do complexo processo de demarcação de terras. Logo, resta evidenciada a inadequação do mandado de segurança para o fim pretendido pelos embargantes”, pontuou o ministro.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.